Este é o Google Maps do futuro. Novidades que farão a diferença

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O Google Maps é uma das aplicações e serviços Google mais populares devido à sua utilidade e funções que ajudam realmente o utilizador. Além de ferramenta de navegação, a app já nos recomenda, por exemplo, os melhores restaurantes da zona.

Com novas funções a chegar constantemente a este serviço, teremos novas funções e controlos granulares para personalizar a aplicação e tirar mais proveito da mesma. Agora, olhamos para o futuro do Google Maps e as novidades que este nos reserva.

Há funções incríveis a caminho do Google Maps

A última novidade a chegar gradualmente ao Google Maps é a adição de detalhes e pormenores precisos sobre uma determinada rua ou via de circulação. Agora com informações sobre faixas para peões, mais informação sobre rotundas e não só.

Num futuro próximo, o Google Maps reconhecerá e dir-te-á quando existe, por exemplo, um lanço de escadas que podes usar como atalho nos percursos pedestres. Indicar-te-á, também, passeios reservados para peões e faixas dedicadas a bicicletas, por exemplo.

Na prática, o utilizador terá uma nova camada de pormenores inéditos para facilitar a navegação. Isto notar-se-á sobretudo na navegação nas cidades e algumas pequenas localidades, seja para percurso automóvel como para deslocações a pé.

Detalhes que vão melhorar o Google Maps

Tal como a Google o destaca, na sua página de ajuda, ao fazer zoom-in num local ou cidade passaremos a ver os seguintes detalhes:

  • Largura das estradas ajustadas à escala e medidas com precisão
  • Percursos e caminhos em Parques urbanos e zonas de lazer
  • Caminhos para pedestres
  • Pontos de travessia para pedestres - aérea ou subterrânea
  • Baías de segurança para pedestres nas passadeiras

Até ao momento este novo leque de informações só está disponível em quatro cidades - Londres, Nova Iorque, San Francisco e Tóquio - com a tecnológica norte-americana a prometer uma expansão gradual para mais cidades.

A Google destaca a importância destes novos detalhes para peões e pessoas com mobilidade reduzida ao providenciar mais guias de navegação e circulação para quem anda a pé nas grandes cidades.

Editores 4gnews recomendam:

  • Cyberpunk 2077: primeiro grande patch traz mais problemas do que soluções
  • Microsoft Edge começa a alertar utilizadores quando estão em perigo!
  • Esta app Google chegou às 500 milhões de instalações em 3 anos
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.