Os automóveis da BYD têm feito bastante sucesso na China e em várias partes do mundo. Uma delas é Portugal, onde a marca conseguiu a proeza de, pela primeira vez na história, fazer parte do top-10 de marcas que mais vendem no país.
Por falar em primeiras vezes na história, a BYD também vai produzir o seu primeiro carro de sempre na Europa. Foi anunciado oficialmente que o BYD Dolphin Surf passará a ser produzido numa fábrica em Szeged, na Hungria.
A confirmação foi feita durante o Salão de Munique (IAA 2025), por Stella Li, vice-presidente da BYD. É expectável que o automóvel comece a ser produzido em terras húngaras até ao final de 2025. Ainda que a BYD não o tenho dito explicitamente, não é surpreendente esta medida, como forma de evitar tarifas de importação aplicadas pela União Europeia.
Sobre o BYD Dolphin Surf
Efetivamente, já é possível comprar este modelo em Portugal há algum tempo. O carro elétrico (VE) em questão chegou ao nosso país em maio de 2025 e, como não poderia deixar de ser, o 4gnews teve a oportunidade de fazer um teste ao BYD Dolphin Surf.
No nosso país, já é possível comprar o VE por um preço a partir dos 20.890 euros. O modelo encontra-se disponível em três versões diferentes:
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Active: bateria de 30 kWh e motor de 65 kW (autonomia combinada WLTP até 310 km, 0-100 km/h em 11,1 s);
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Boost: mesma motorização, mas com bateria de 43,2 kWh (autonomia até 427 km em cidade, 0-100 km/h em 12,1 s);
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Comfort: topo de gama, com motor de 115 kW e a mesma bateria de 43,2 kWh (autonomia combinada de 322 km, 0-100 km/h em 9,1 s).
Quanto à potência, esta também apresenta dois valores diferentes: 65 kW (88 cv) ou 115 kW (156 cv). Até pelos valores, conseguimos ver que não é um automóvel pensado para atingir grandes velocidades, sendo antes adequado para uma condução em cidade.
É um carro relativamente pequeno, com 3,99 metros de comprimento, 1,97 metros de largura e 1,59 metros de altura. A sua distância entre eixos é de 2,50 metros.