Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Este carro superou a BYD, a Xiaomi e a Tesla num teste muito importante

BYD, Xiaomi e Tesla foram vencidas num teste importante de condução na China. Descobre o que fez este carro surpreender no ranking.

Buick Electra L7 3 condução autónoma
Imagem: divulgação / GM e D1EV

No passado dia 26, realizou-se a competição ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor) organizada pela D1EV, na cidade de Ningbo. O evento é considerado um dos mais completos para avaliar sistemas de condução autónoma em ambientes urbanos. Marcas como a Xiaomi, a BYD e a Tesla estiveram presentes. Mas o grande vencedor foi outro.

Um percurso realista e exigente

prova de condução autónoma
Imagem: D1EV

O teste percorreu uma rota de 29 km com 28 semáforos, cinco pontos de referência e oito cenários diferentes, desde rotundas até estradas rurais, simulando condições reais de tráfego. O objetivo era testar o desempenho do NOA (Navigate on Autopilot) em situações que exigem decisões rápidas, como desvios em estradas estreitas, curvas cegas e cruzamentos complexos.

As condições da rota foram mantidas em segredo até ao início, para evitar que as marcas calibrassem os carros de antemão. No total, participaram 17 modelos, incluindo nomes de peso como o Li Auto L9, o Nio ES6, o Zeekr 9X e o Xpeng P7+. Mas o carro que conquistou o primeiro lugar foi o Buick Electra L7.

O resultado foi uma surpresa para muitos, já que o sedan elétrico fabricado na China pela joint venture SAIC-GM superou gigantes como o Tesla Model 3, o Yangwang U7 da BYD e o Xiaomi YU7 no teste Urban NOA (Navegação no Piloto Automático).

Câmaras, sensores e decisões rápidas

prova condução autónoma
Buick Electra L7 superou BYD, Xiaomi e Tesla no teste ADAS NOA (imagem: D1EV)

Logo no início, as estradas comunitárias estreitas colocaram os sistemas à prova. Apenas o Wey 07, o Xiaomi YU7 e o Xpeng G6 pediram que o condutor assumisse o controlo, revelando uma autonomia limitada nestes contextos.

Na rotunda seguinte, todos os carros completaram a tarefa, mas o verdadeiro desafio surgiu com o teste de retorno em U com deteção de ponto cego. Aqui, o Nio ES6 e o Xpeng G6 voltaram a pedir intervenção humana, e o Denza N7 não conseguiu seguir a rota correta.

Um dos testes mais interessantes envolveu um obstáculo artificial: um filme plástico transparente. Apenas seis veículos conseguiram detetá-lo com sucesso: o Li Auto L9, o Yangwang U7, o Nio ES6, o Buick Electra L7, o Zeekr 9X e o Xiaomi YU7. O ponto comum entre eles é a presença de sensores LiDAR, tecnologia de deteção a laser que cria um mapa 3D do ambiente.

Este resultado reforça a importância do LiDAR nos sistemas ADAS modernos, já que câmaras e radares comuns ainda falham na identificação de obstáculos transparentes ou pouco definidos.

Quando a condução autónoma ainda tropeça

Um teste aparentemente simples, uma inversão de marcha, veio a seguir e revelou-se um autêntico pesadelo. Vários modelos, incluindo o Yangwang U7, o Denza N7, o IM LS6 e o Xpeng P7+, seguiram pela estrada errada. Outros, como o Li Auto L9 e o Zeekr 9X, pediram novamente que o condutor retomasse o volante.

Em contrapartida, nas estradas rurais e cruzamentos com retornos em U, apenas alguns veículos conseguiram navegar sem falhas. O Tesla Model 3, o Avatr 07 e o Maextro S800 estiveram entre os poucos a completar o cenário com sucesso.

Curiosamente, veículos equipados com sistemas ADAS desenvolvidos pela Huawei tiveram um desempenho abaixo do esperado, registando notas mais baixas em velocidade e estabilidade, o que surpreendeu quem acompanha o avanço rápido da marca neste segmento.

No final, o Buick Electra L7 não só completou o percurso como o fez com a maior consistência e autonomia. O segundo lugar ficou com o luxuoso Yangwang U7 da BYD (628.000 yuans), seguido do Zeekr 9X (469.900 yuans), do Exeed Exlantix ES e do Xiaomi YU7.

Buick Electra L7: sedan elétrico de luxo com excelente condução autónoma

buick electra L7
Interior do Buick Electra L7 (Imagem: divulgação / GM)

Se a condução autónoma é o grande destaque do momento para o Buick Electra L7, vale lembrar que o novo sedan elétrico de luxo da General Motors já foi notícia também por outras tecnologias utilizadas no interior do veículo.

O Buick Electra L7 conta, por exemplo, com assentos de gravidade zero com inclinação de 120° e o inovador sistema de áudio Buick Sound, equipado com nada menos do que 27 colunas.

O modelo da SAIC-GM tem preço inicial de 173.900 yuans (cerca de 20.976 euros) e é o primeiro a integrar o volante inteligente Momenta R6 Big Model, uma tecnologia treinada com dados de 3 mil milhões de quilómetros em estradas reais.

Sugestão 4gnews

Google Pixel 10 Pro XL
Google Pixel 10 Pro XL câmara tripla, bateria de 24h, ecrã 6,8", chip avançado, 512 GB
Oferta por tempo limitado
1 199,00 €Amazon
1 429,00 €-16%

Vê também:

Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.