
A Audi apresentou hoje um dos seus modelos mais arrojados no segmento elétrico. O novo Audi E5 Sportback, desenvolvido em parceria com a SAIC, chega ao mercado chinês com quatro versões, preços entre 235.900 e 319.900 yuans (cerca de 27.989 a 37.956 euros).
E um detalhe chama a atenção: em vez de espelhos retrovisores convencionais, o carro aposta em espelhos digitais integrados no habitáculo. Apesar de ser um pormenor curioso, este está longe de ser o único motivo pelo qual este novo carro se destaca.
Design inspirado nos conceitos mais icónicos da Audi

O Audi E5 Sportback já atrai os olhares dos apaixonados por automóveis a partir do seu exterior. Conforme reporta o CarNewsChina, o design inspira-se no conceito Audi E, mantendo elementos clássicos da marca como os arcos de roda arredondados do TT, as linhas limpas do protótipo RSQ e a postura dinâmica do RS6.
À frente, destacam-se os faróis em formato de anel e a grelha fechada que integra módulos de iluminação, acompanhada por um logótipo Audi iluminado.

Tanto à frente como atrás, o carro utiliza iluminação com efeito flutuante em 3D e acabamento cromado escuro, criando uma assinatura visual única.
O novo modelo assenta numa plataforma digital inteligente desenvolvida pela SAIC-Audi e é produzido na Base de Fabrico Inteligente da marca.
Interior premium e totalmente digital

O interior do Audi E5 Sportback segue a mesma filosofia de modernidade, com um enorme ecrã ultrawide que atravessa o tablier e integra painel de instrumentos, sistema multimédia e display para os passageiros.
Nas extremidades, estão os curiosos visores digitais que substituem os espelhos retrovisores tradicionais. Estes espelhos digitais contam com as seguintes funcionalidades:

- BSD – Blind Spot Detection (Deteção de Ângulo Morto): um sistema que utiliza sensores/radares para identificar veículos que estejam no “ponto cego” do condutor, normalmente ao lado ou ligeiramente atrás do automóvel.
- DOW – Door Open Warning (Aviso de Abertura de Porta): sistema de segurança concebido para evitar acidentes ao abrir a porta, especialmente em vias movimentadas ou com ciclistas.
- RCTA – Rear Cross Traffic Alert (Alerta de Tráfego Traseiro Cruzado): assistência ao sair em marcha-atrás de estacionamentos ou garagens, com sensores a monitorizar veículos que possam atravessar a traseira do carro enquanto o condutor recua.
Tecnologia de condução assistida de última geração

No tejadilho, o Audi E5 Sportback integra um sistema LiDAR, que em conjunto com 27 sensores (incluindo radares de ondas milimétricas, radares ultrassónicos e 11 câmaras) oferece condução assistida em múltiplos cenários, desde estradas urbanas até autoestradas. Todo o sistema é alimentado pelo chip Orin-X da Nvidia.
O carro vem equipado com o novo Audi OS, baseado no chip Snapdragon 8295 da Qualcomm. O assistente de bordo foi desenvolvido sobre o modelo de linguagem "Douban" da Volcano Engine, permitindo diálogos contextuais, compreensão semântica e integração com funções do veículo.

As maçanetas retráteis e os espelhos digitais reforçam o caráter tecnológico do automóvel. Atrás, um conjunto de luzes passantes com quase 2.000 elementos triangulares iluminados completa o visual futurista.
Potência até 787 cv e tração quattro inteligente
O Audi E5 Sportback está disponível em versões de motor único ou duplo. As opções variam entre 299 cv e 408 cv nos modelos de entrada, enquanto os mais potentes chegam aos 787 cv, com tração integral quattro e aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos.
O modelo também recebe suspensão pneumática ativa ajustável em 45 mm e sistema de amortecimento variável CDC, reforçando o equilíbrio entre desempenho e conforto.

Baterias de até 100 kWh e autonomia superior a 700 km
O novo elétrico da Audi está disponível com diferentes configurações de bateria:
- 76 kWh LFP (SAIC/CALB) com 618 km de autonomia
- 83 kWh NCM (CATL) com 623 km de autonomia
- 100 kWh NCM (CATL) com 773 km de autonomia na versão topo
- Outra versão de 100 kWh oferece 647 km de autonomia
A marca destaca ainda o carregamento ultrarrápido: em apenas 10 minutos de carga, é possível recuperar mais de 370 km de autonomia.
Concorrência e posicionamento no mercado
Com preços competitivos e uma combinação de tecnologia, autonomia e performance, o Audi E5 Sportback chega para disputar espaço com rivais de peso no mercado chinês, como o Zeekr 007GT e o Nio ET5T.
Este lançamento reforça a estratégia da SAIC-Audi de criar modelos apostando em design futurista, sistemas digitais avançados e uma proposta que coloca a marca em destaque no segmento dos elétricos premium. Infelizmente, ainda não há informações sobre a venda do novo modelo noutros mercados.
Vê também:
- Audi surpreende: este é o novo conceito radical e elétrico do famoso TT
- Audi Q3 e-hybrid já chegou a Portugal. Sabes quanto custa?
- Vêm aí novos carros da Audi em 2025 depois de mau ano de vendas
Promoção do dia!