Este carro elétrico da Renault estica quando precisas de mais bateria (vídeo)

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Os céticos em relação aos carros elétricos apontam a duração da bateria como um dos principais pontos negativos. O novo conceito da Renault pretende colocar essas preocupações para trás das costas.

O Morphoz EV é uma espécie de transformer capaz de se adaptar à condução em cidade, mas também às viagens de longo curso. Este conta com uma bateria de 40kWh no modo “Cidade”, e seria possível colocar uma bateria adicional de 50kWh no modo “Viagem”.

O Renault Morphoz tem 700km de autonomia no modo "Viagem"

Segundo o que é referido pela Renault, esta bateria seria instalada em estações especiais em apenas “alguns segundos”. Com ela, os utilizadores passariam a ter cerca de 700km de autonomia.

No modo “Viagem”, o corpo do veículo aumenta 20cm para que entre em ação a bateria extra, bem como para proporcionar uma cabine mais confortável para viagens longas. Graças à “carroçaria ativa”, o chassis desliza de um modo para o outro.

No final da viagem, a Renault quer que o condutor possa voltar a uma estação, e reverter a capacidade da bateria para o modo “Cidade”. O carregamento do veículo pode ser feito por indução em casa ou em estações específicas para tal.

Como qualquer conceito, algumas destas funcionalidades podem nunca chegar a ver a luz do dia num veículo comercial. Embora a ideia de uma segunda bateria nos pareça interessante, o tamanho normal do Morphoz EV é tudo menos o mais adequado para um veículo citadino.

Editores 4gnews recomendam:

  • Novo carro elétrico da Citroën surpreende o mundo com um preço abaixo de 7 mil euros
  • Tesla Model Y está prestes a chegar aos clientes! Eis o novo carro elétrico da Tesla
  • 10 carros elétricos com maior autonomia em 2020
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.