A Volkswagen Autoeuropa anunciou que a sua fábrica em Palmela foi a escolhida para produzir o novo modelo elétrico de grande volume da marca, o ID. EVERY1. Esta é vista como uma conquista de enorme importância, que assegura o futuro da fábrica na era da eletrificação.
Também reforça a posição de Portugal como importante na estratégia de mobilidade elétrica do Grupo Volkswagen na Europa. O acordo foi assinado esta terça-feira entre a Volkswagen e o Governo português.
Elétrico acessível "Made in Portugal"
O novo ID. EVERY1 é um carro conceptual que tem como objetivo tornar a mobilidade elétrica mais acessível e sustentável para todos os europeus. Para o conseguir, a Volkswagen está a apostar num design diferenciado e em tecnologia de ponta.
O destaque vai para um conceito de "teto voador" (Flying Roof) que melhora a aerodinâmica. Será feito um aproveitamento inteligente do espaço interior para o tornar mais amplo e versátil e terá um software avançado que permitirá atualizações ao longo de todo o ciclo de vida do veículo.
Produção começa em 2027
A produção deste novo modelo, que tem início marcado para 2027, é um vista como um marco histórico para a fábrica de Palmela. Nas palavras de Thomas Hegel Gunther, diretor-geral da Volkswagen Autoeuropa, é uma conquista que assinala a "entrada na era da eletrificação".
Na prática, esta decisão garante o desenvolvimento e o investimento contínuo nas operações da fábrica, bem como a manutenção dos postos de trabalho e um contributo para o crescimento da economia nacional. Antes da produção do ID. EVERY1, a fábrica de Palmela vai iniciar a produção do veículo híbrido T-ROC NF.