Este carro da BYD (também) anda na água - vídeo

Pedro Alves
Pedro Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Melhor do que um SUV elétrico de nova geração será um SUV elétrico de luxo; e melhor que um SUV elétrico de luxo só uma versão híbrida plug-in com autonomia para 1000 km.

E o que poderá ser ainda melhor que isto? Para os chineses da BYD, a chave está em dotar esse SUV híbrido plug-in de luxo com capacidades anfíbias, de forma a que o condutor o possa manobrar também dentro de água.

Cerca de ano e meio após a sua apresentação global, o Yangwang U8 foi finalmente apresentado no mercado português. Esta submarca de luxo da BYD esteve presente na recente edição do SAHE (Salão Automóvel Híbrido Elétrico) e mostrou como o fabricante define o conceito de ‘todo o terreno’ nos automóveis de nova geração.

Manobras flutuantes até 30 minutos

Entre as várias características em destaque no Yangwang U8, a capacidade de flutuar sobre a água é uma das mais interessantes diferenciadoras. A BYD refere que foi algo criado a pensar em cenários de “condições extremas, como inundações repentinas ou obstáculos de água fora da estrada”.

Desta forma, ativando o ‘floating mode’ este SUV com 3.500kg de peso bruto permite fazer manobras no carro dentro de água até 30 minutos, da mesma forma que o condutor pode também enfrentar travessias de água até um metro e profundidade.

Quatro motores elétricos e um a gasolina

Este carro da BYD flutua na água
Imagem: BYD

As capacidades flutuantes do Yangwang U8 devem-se à utilização da plataforma e4 que usa proteções com certificação IP68 para impermeabilização e vedação da carroçaria. Esta plataforma, de resto, é descrita pela BYD como "a primeira plataforma tecnológica de tração independente com quatro motores produzida em massa na China".

O bloco motopropulsor é composto por quatro motores elétricos - um para cada roda – e por um motor turbo a gasolina de 2,0 litros, que resultam numa potência combinada equivalente a 1.200cv. O conjunto garante uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,6 segundos e autonomia total combinada de cerca de 1000km.

A bateria é uma versão de 49 kWh que dá para percorrer 180 km no modo totalmente elétrico, suportando o modo ‘fast DC charging' até 110 kW. Em termos práticos, a BYD assegura que será possível carregar a bateria dos 30% aos 80% em apenas 18 minutos.

Como SUV para usar em vários cenários e off-road, o Yangwang U8 inclui a funcionalidade VTL (Vehicle-to-Load) com 6 kW, fornecendo assim energia a dispositivos elétricos e eletrónicos externos de alta potência até 25 horas.

Este carro da BYD flutua na água
No interior o Yangwang U8 inclui bancos em couro Nappa combinados com madeira Sapele, bem como uma profusão de ecrãs individuais e centralizados, bem como um sistema de entertainment integrado.
Imagem: BYD

Ainda sem data de lançamento oficial em Portugal, o SUV de luxo da Yangwang tem um preço indicativo à volta dos 140 mil euros (1.098.000 RMB).

Pedro Alves
Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.