Estas são as marcas de smartphones mais populares em Portugal! Xiaomi cresce consideravelmente

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Samsung, Huawei, Apple, TCL e Xiaomi. Este é o top 5 de fabricantes de smartphones em Portugal este seguyndo trimestre de 2020 de acordo com os dados da IDC.

Falamos muitas vezes das marcas de smartphones que mais vendem em todo o mundo, por isso, também vale a pena olhar para o nosso pequeno mercado.

Top 5 fabricantes de smartphones e as suas vendas

Fabricante Vendas (milhares) Q2 2020
Samsung 159,2
Huawei 104,2
Apple 75.7
TCL (Alcatel) 59.2
Xiaomi 44.3
Outros 59.1

Vendas baixaram consideravelmente em 2020

venda de smartphones Portugal. Samsung, Huawei, Apple, Xiaomi , TCL

Como seria de esperar com a contração do mercado, as vendas de smartphones caíram. A Samsung e Huawei, líderes do mercado português, caíram consideravelmente no respetivo volume de vendas.

Porém, tivemos boas surpresas com um crescimento considerável noutras fabricantes. A Apple aumentou as suas vendas, a TCL duplicou e a Xiaomi também acompanhou esta tendência.

Huawei continua forte, mesmo sem serviços Google

A Huawei é uma das marcas que ainda surpreende ao estar em segundo lugar, mesmo com as adversidades que tem vindo a sofrer. Lembro que os novos smartphones da Huawei não oferecem serviços Google. Ou seja, nada de Google Maps, Youtube ou até Google Play Store.

Apple iPhone smartphones

Ainda assim, a marca tem alguns dispositivos mais antigos (antes de serem banidos) à venda no nosso país. Infelizmente não temos noção quais foram os modelos mais vendidos.

Xiaomi e TCL crescem num mercado difícil

A TCL e Xiaomi são a boa surpresa. As fabricantes duplicaram as vendas e tem razões para discutir os próximos lugares no pódio. A Xiaomi entrou em Portugal há pouco tempo e já começa a criar um impacto positivo nas vendas. Já a TCL tem-se focado cada vez mais em terminais de entrada e parece que está a dar resultado.

Por fim, não deixa de ser interessante não vermos marcas como a Nokia, LG ou até Sony, fabricantes que já foram deveras relevantes no nosso país.

Antes de ires, descobre os melhores telemóveis até 100 €, baratos e bons. Além disso, vê os melhores smartphones Xiaomi, com opções de compra para vários orçamentos e necessidades.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.