O mercado de smartphones sofreu uma queda vertiginosa de 18,3% no quarto trimestre de 2022 face ao período do homólogo. Quem o revela é Francisco Jerónimo, analista português da IDC.
Durante este período, o mercado de smartphones terá vendido qualquer coisa como 300,3 milhões de unidades. E sem exceção, segundo estes dados, todas as fabricantes do TOP 5 global venderam menos do que no período em análise anterior.
Apple liderou o ranking global de smartphones no quarto trimestre de 2022
O gráfico mostra-nos ainda assim, que a Apple mantêm a tendência de liderança do setor no último trimestre do ano. Neste período, a empresa da maçã trincada conseguiu 72,3 milhões de envios e uma quota de mercado de 24,1%.
Supera assim a habitual líder de mercado Samsung, que registou 58,2 milhões de envios. A gigante tecnológica sul-coreana conseguiu uma quota de mercado de 19,4%.
Bem longe das duas líderes, ficou a Xiaomi a fechar o pódio. A empresa chinesa consegui 33,2 milhões de envios neste período, para uma quota de mercado de 11,0%.
O TOP 5 fica concluído com mais duas fabricantes chinesas. A quarta classificada é a Oppo, com 25,3 milhões de envios e 8,4% de quota de mercado (vendas da OnePlus também contam).
A Vivo é a última a aparecer nesta contagem, com 22,9 milhões de envios e uma quota de mercado de 7,6%. São dignos de registo estes números da Vivo, tendo em conta que a expressão na Europa ainda não é muito significativa.
As outras marcas ocupam uma fatia generosa do mercado, com 29,5% de quota de mercado restante.
Editores 4gnews recomendam: