Estas são as 5 funcionalidades extra que a Amazon vai cobrar pela Alexa

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

A Amazon prometeu que iria renovar a Alexa oferecendo-lhe mais funcionalidades de Inteligência Artificial. O objetivo da Alexa AI será tornar esta assistente mais conversacional e mais inteligente.

Esta nova era da Alexa promete mais funcionalidades, contudo, não serão gratuitas para os utilizadores. Agora, o The Washington Post revela aquilo que a Alexa AI terá para oferecer, com base em documentos internos aos quais teve acesso.

1 - Smart Briefing

A primeira novidade apontada para a nova geração da Alexa é o Smart Breifing. De acordo com os documentos em causa, esta oferecerá "resumos diários de artigos de notícias gerados por IA" com base nas preferências dos utilizadores.

Alexa

Para quem gosta de estar constantemente informado sobre temas específicos, esta será uma forma cómoda e simples de saber o que de importante se passou naquele dia. Um dos aspetos fundamentais onde a Amazon terá de se focar com esta novidade é na fiabilidade das informações passadas aos utilizadores.

Ao que tudo indica, esta é uma das funcionalidades mais desejadas pelos utilizadores da Alexa. Com efeito, faz todo o sentido que faça parte do futuro da Alexa e será certamente um forte incentivo à subscrição deste serviço.

2 - Respostas mais personalizadas

Os documentos vistos pelo The Washington Post afirmam que a Alexa AI será "mais comunicativa e carismática" e irá "aprender a reconhecer as vozes individuais de novos clientes e fazer perguntas às pessoas sobre si mesmas para ser mais útil posteriormente".

O último ponto pode levantar algumas reservas junto dos mais preocupados com a sua privacidade. Isto porque para que a mesma possa funcionar corretamente, a Alexa AI colocará questões como "diz-me o que gostas de fazer aos fins de semana" para oferecer sugestões realmente úteis.

3 - Assistente de cozinha

Este é, aparentemente, mais um dos principais pedidos dos utilizadores ao qual a Amazon irá corresponder. Com efeito, uma das preocupações principais da Alexa AI será ajudar-te a encontrar receitas.

Este é um parâmetro sobre o qual não foram divulgados mais pormenores. Não se sabe de que modo a Amazon treinará a sua Inteligência Artificial para conseguir corresponder às expectativas dos utilizadores. Temos de aguardar por mais informações.

4 - Assistente de compras

O que seria a Alexa sem uma funcionalidade vocacionada para compras? Na sua nova versão com IA ela será ainda mais competente a ajudar os utilizadores a fazer compras por impulso.

Segundo os documentos observados pela fonte, os utilizadores poderão colocar questões como "tens alguma promoção em headphones?" ou "quais são as cores dos sapatos?". Ademais, ela terá alertas para quando produtos desejados pelos utilizadores estejam em promoção.

Esta ferramenta será ideal para ocasiões mais propícias às compras, por exemplo, durante o período da Black Friday. Portanto, se és um ávido comprador de produtos na Amazon, esta é uma forte razão para aderir à nova Alexa.

5 - Uma assistente para as crianças

Por fim, é mencionado que a Amazon está a preparar uma versão da sua assistente desenvolvida a pensar especificamente nas crianças. O objetivo é ter conversas educativas com os mais novos, num ambiente que a Amazon promete ser seguro e moderado.

Naturalmente que esta é um dos pontos que gera mais reservas, nomeadamente nos filtros que a Alexa AI terá. Uma vez mais, é algo que só poderemos aferir com o seu lançamento para o mercado.

Quanto irá custar a Alexa AI e quando chegará?

Para concluir, resta abordar os custos que esta versão da Alexa terá o quando será disponibilizada. De acordo com os documentos vistos pela fonte, a Alexa AI terá uma mensalidade de 10 dólares, porém esse valor ainda não está fechado.

Relativamente à sua data de lançamento, os documentos falam em meados de outubro. Resta-nos agora aguardar que a Amazon oficialize todos os pormenores sobre o futuro da Alexa.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.