
A Google está a implementar novas funções de Inteligência Artificial (IA) no Gmail. A boa notícia é que estas podem fazer toda a diferença para quem usa o Gmail no dia a dia. A primeira fase de implementação é nos Estados Unidos. Previsivelmente, irão chegar a outras regiões (como Portugal), numa fase posterior.
Uma das novidades consiste em fazer pesquisas mais detalhadas e chama-se “Caixa de Entrada com IA”. Suponhamos que te lembras vagamente de ter falado sobre o tema A. Em vez de simplesmente escrever “A” no motor de busca, podes ir mais a fundo.
Antes, só podias escrever uma palavra-chave e vasculhar para trás nas conversas, até chegares ao que querias. Agora, podes só utilizar linguagem natural, que te permite chegar mais facilmente ao objetivo. Esta funcionalidade funciona para todos, sendo que as perguntas avançadas funcionam apenas para quem é assinante do Google AI Pro e do Google AI Ultra.
Imagina que falas todos os dias com o teu chefe e querias recuperar um ficheiro. Ir lá por palavras-chave seria um problema. Mais fácil seria descrever o que tens em mente. Suponhamos: “Dá-me o e-mail onde lhe pedi o ficheiro dos clientes X”. Como se não bastasse, podes ainda restringir a pesquisa no tempo, o que ajuda, caso tenhas uma noção mínima de quando escreveste o texto.
Graças à inteligência do Gemini, em poucos segundos deverás ter aquilo que procuras. Conforme explica a 9to5 Google, a aplicação de e-mails da Google até vai oferecer citações do que foi dito na conversa.
Poderás rever ainda aquilo que escreveste (e não só)
Para além disto, também podes polir o conteúdo de um e-mail ou ter ajuda para o escrever do 0 com IA. No fundo, é uma nova forma de rever o que está escrito, não vendo apenas se uma palavra está certa ou errada. Este recurso também analisa o tom, o estilo de escrita, dando ideias de como simplificar a frase e torná-la menos confusa.
As novidades do Gmail também trazem resumos automáticos com IA (AI Summary), assim como a caixa de entrada inteligente, que prioriza a informação que te é mais relevante.