Estás de olho na Playstation 5? Prepara-te para (provavelmente) trocar de TV

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Numa entrevista ao CNET, o CEO da Sony PlayStation Jim Ryan revelou duas características da PlayStation 5. A consola terá suporte para jogos em resolução 4K e taxa de atualização de 120Hz.

A Forbes entretanto pegou nessa revelação e fez uma observação interessante: a grande maioria das televisões 4K não suporta taxas de 120Hz.

Por que a taxa de atualização é importante

A taxa de atualização determina quantas vezes a informação é atualizada por segundo, no teu monitor ou televisão. Quanto mais alta a taxa, mais suave parecerá aos nossos olhos. Para perceberes a diferença, vê o vídeo:

Em câmara lenta, dá para perceber claramente a diferença entre 240Hz, 144Hz, 120Hz e 60Hz. Atualmente, a maioria das televisões 4K ou Full HD apenas conseguem transmitir 60Hz.

Esta situação é uma dor de cabeça até para a Sony, que fabrica televisões. Contudo, a culpa de ainda não termos televisões 4K com 120Hz em abundância deve-se a uma entrada: HDMI.

Não vais conseguir usufruir totalmente da PS5 sem uma televisão nova

O padrão mais comum para entradas HDMI é o 2.0, que é limitado a resolução 4K e taxas de atualização de 60Hz. Em 2017 surgiu o padrão HDMI 2.1, que suporta taxas de 120Hz ou mais.

No entanto, o número de televisões com HDMI 2.1 ainda é extremamente limitado. A primeira televisão 4K com esse padrão foi lançada pela LG no início deste ano.

Os restantes modelos com HDMI 2.1 são televisões 8K recém-lançadas cujos preços são bastante salgados para o consumidor médio.

Assim sendo, quem comprar a PlayStation 5 tem duas opções: comprar uma televisão 4K com HDMI 2.1 ou jogar no padrão 2.0. Optando por se manter no 2.0, será impossível usufruir da qualidade máxima da PlayStation. Esperemos que até ao lançamento da consola, este padrão se torne mais abundante no mercado.

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.