A S Pen é um acessório icónico dos smartphones da Samsung, primeiro na série Note e nos últimos anos integrada nos modelos Ultra da série Galaxy S. Mas nesta geração a Samsung removeu funções da S Pen que a podem colocar em causa para alguns utilizadores.
Caso não saibas, a S Pen integrada no Galaxy S25 Ultra perdeu características como o Bluetooth e o giroscópio, que se encontravam por lá desde 2018. A Samsung afirma que apenas 1% dos utilizadores destes Galaxy usavam essas funções da S Pen.
Tal como o GsmArena refere, 1% dos utilizadores de dispositivos Galaxy compatíveis com a S Pen continuam a ser muitos utilizadores. E com a remoção do Bluetooth, perde-se a possibilidade de tirar fotografias remotamente, algo que muitos apreciavam. Será este o princípio do fim da S Pen?
Obviamente que esta remoção de características traz preocupações para os fãs da S Pen que possam querê-la em próximas gerações. Estará a Samsung a pensar retirar caneta inteligente do seu smartphone topo de gama numa próxima geração?
Sem S Pen haveria margem para aumentar a bateria
Uma das vantagens que poderia trazer a remoção da S Pen no Galaxy S26 Ultra seria o aumento da capacidade da bateria. A Samsung tem mantido a capacidade da bateria dos Ultra nos 5000 mAh há vários anos, mas essa pode ser uma das mudanças.
Outra possibilidade é a Samsung desenvolver uma S Pen que funcione com mais smartphones. Isto daria a possibilidade de mais utilizadores terem acesso mesma, ainda que não viesse diretamente integrada no equipamento.
É factualmente uma comodidade ter a S Pen integrada no smartphone em 2025. Mas será que faz assim tanto sentido ou seria mais proveitoso tê-la integrada numa capa, por exemplo? Veremos quais são as cenas dos próximos episódios.