A Huawei não é a única empresa chinesa a sofrer com o escrutínio dos Estados Unidos. A ByteDance, proprietária do TikTok, também está em maus lençóis com o governo de Donald Trump. Estão em jogos as suspeitas de espionagem e alegadas ligações do TikTok ao governo chinês.
Larry Kudlow, um dos conselheiros financeiros do governo, afirma que a melhor forma de resolver a situação seria tornando o TikTok numa empresa americana. Significa que a ByteDance deixaria de ser proprietária do TikTok, além de que os servidores da app seriam mudados para os Estados Unidos e removidos da China.
Esta seria a solução dos Estados Unidos para evitar o banimento total. A ByteDance não emitiu qualquer resposta a estas declarações, mas é pouco provável que a empresa ceda controlo total do TikTok.
Estados Unidos podem fazer a vida negra ao TikTok
De acordo com o Financial Times, a situação pode tornar-se complicada para o TikTok em breve. Isto porque o governo americano está a ponderar adicionar a ByteDance à "lista negra" de empresas, onde está incluída a Huawei e ZTC. Esta adição significaria que o TikTok não teria suporte das empresas americanas.
Resumidamente, significaria que o TikTok deixaria de receber atualizações através das suas lojas de aplicações mais utilizadas: Google Play Store e Apple App Store. Caso isto aconteça, o TikTok ficaria reduzido a existir apenas na AppGallery da Huawei.
Contudo, os oficiais do governo americano reconhecem que o TikTok é extremamente popular e afirmam estar a estudar uma solução. Esta passaria por providenciar a utilização da app aos cidadãos americanos mas garantir a segurança nacional, sem receios de espionagem.
Editores 4gnews recomendam:
- Android 11: novos emojis a caminho com o sistema operativo
- Apple: estes são os novos emojis para o iOS 14
- Skype no iOS vai ter função de privacidade que vais adorar!