Estados Unidos: divisões militares banem TikTok

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Recentemente, a Marinha dos Estados Unidos informou que a aplicação musical TikTok tinha sido banido de telemóveis para uso interno. Este banimento é alimentado por suspeitas de espionagem por parte da ByteDance e as suas relações com a China.

Contudo, de acordo com o Wall Street Journal, a Força Áerea e a Guarda Costeira também baniram a aplicação de ser utilizado em telemóveis internos. Quaisquer militares destas divisões que tenham o TikTok instalado nos seus telemóveis terão acesso barrado às intranets militares.

É incerto se os Marines ou a recente Força Espacial irá também banir a aplicação mas pelo andar da carruagem, pode ser. Caso esta onda se mantenha, a aplicação ficará completamente banida a uso militar nos Estados Unidos, podendo até espalhar-se para os corpos governamentais.

A empresa proprietária do TikTok é suspeita de espionagem

A ByteDance é uma empresa chinesa de tecnologia e proprietária da popular app TikTok. Devido à relação próxima que o governo chinês tende a manter com as empresas do país, os Estados Unidos suspeitam que o TikTok pode enviar informação militar para a China, comprometendo a segurança nacional.

As mesmas suspeitas pairam por cima da Huawei e os seus equipamentos, sendo essa a razão principal que levou ao seu banimento. As relações entre os Estados Unidos e China não estão nada saudáveis pois nenhum dos países se decide sobre o que fazer em relação às taxas alfandegárias.

Entretanto, até a poeira assentar, aqui estamos. Empresas como a Huawei e ByteDance continuam sobre alto escrutínio devido às habituais suspeitas. Contudo, é importante salientar que a ByteDance já estava a ser processada por partilhar dados de menores no TikTok.

Editores 4gnews recomendam:

  • Empresa cria tecnologia capaz de identificar pessoas pela forma como escrevem no teclado
  • Xiaomi Mi Notebook 2020: vem aí uma mudança de design
  • Xiaomi Mi 10: imagem real confirma a presença de quatro câmaras na traseira
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.