Esta tecnologia vai mudar completamente os smartphones

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Qualcomm, Vodafone e Thales juntaram-se e o resultado foi hoje demonstrado sob a forma do primeiro smartphone com tecnologia iSIM integrada.

Se esta tecnologia avançar, no futuro os smartphones vão ser completamente diferentes, com melhor desempenho e muito mais memória.

Tecnologia iSIM proporciona melhor desempenho e maior capacidade de memória

As empresas Qualcomm, Vodafone e Thales concentraram esforços e hoje foi apresentado o resultado da parceria que pode vir a mudar os smartphones, tal como os conhecemos. Tudo porque, as empresas revelaram a tecnologia iSIM que permite que o cartão SIM esteja integrado no processador do smartphones, eliminando assim a existência de uma slot dedicada ao cartão.

Mas de que forma esta tecnologia vai alterar os smartphones e como poderá ser benéfica para os utilizadores? A resposta é simples: esta tecnologia permite uma melhor integração do sistema, um melhor desempenho dos smartphones e também a inclusão de uma maior capacidade de memória.

Por outras palavras, no futuro podemos ter smartphones sem a slot física para o cartão SIM que vão ser campeões de desempenho e integrar capacidades de memória nunca antes vistas.

Wearables, tablets e laptops entre os equipamentos que podem usar a tecnologia iSIM

Outra das vantagens é que a tecnologia iSIM pode também ser aplicada a laptops, tablets, wearables, plataformas de Realidade Virtual e dispositivos IoT (Internet of Things). Tal significa que todos estes equipamentos, assim como os smartphones podem integrar mais serviços móveis.

A demonstração da tecnologia iSIM foi feita nos laboratórios europeus da Samsung, usando a rede da Vodafone e com um Samsung Galaxy Z Flip 3 5G equipado com um processador Snapdragon 888.
Não foram avançadas mais informações sobre se a tecnologia vai passar à fase de produção e quando poderá chegar às mãos dos utilizadores finais.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple derrota Samsung e massacra Xiaomi no mercado de smartphones
  • O Samsung Galaxy S22 Ultra vai ser assim...
  • Mais um smartphone misterioso Huawei com 5G e uma nova marca
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt