
A OpenAI está agora a implementar no ChatGPT uma nova funcionalidade que pode fazer toda a diferença. No fundo, é um visualizador de documentos em modo “tela cheia”, que permite analisar informação com muito mais facilidade.
Esta funcionalidade faz um sumário do documento, exibe um painel de fontes separado e consegue pesquisar detalhadamente em sites específicos. Está agora a chegar aos utilizadores Plus e Pro, estando também prevista a chegada a quem tem plano gratuito.
Porque é que este recurso do ChatGPT faz a diferença?
O ChatGPT tem várias novidades de forma regular, mas esta em particular destaca-se. Desde logo, porque uma das principais funções desta IA é o processamento de informação. Uma lacuna que tinha era a dificuldade em consultar sites específicos e personalizados com precisão.
Ao fazê-lo, é uma ajuda enorme, por exemplo, para estudantes e pessoas cujos trabalhos envolvem pesquisa recorrente. Poupa tempo e permite fazer tudo dentro da app do ChatGPT. Imagina que recebes um documento com dezenas de milhares de palavras.
Com estas novidades, o ChatGPT não só analisa tudo em texto corrido como separa o relatório da conversa de chat. Assim, o chat fica mais “limpo” e o propósito cumpre-se de forma ainda mais eficiente.
Na coluna da esquerda, terás um sumário do documento. Na coluna da direita, um painel irá exibir as fontes e citações utilizadas. Também isso facilita (e de que maneira) a verificação da informação.
Chegará a Portugal?
Para já, tudo indica que esta ferramenta também vai chegar a Portugal. Afinal de contas, não se falou de nenhuma restrição de disponibilidade. No entanto, como dito antes, a versão gratuita só vai receber esta novidade nos próximos dias. Quem o diz é a própria OpenAI.
Fica por esclarecer o que são os “próximos dias”, ao certo. Por isso, o melhor é mesmo ficares atento. Há melhorias nas aplicações que são luxos e outras que são necessidades. Acredito sinceramente que este upgrade se encaixa no segundo grupo.