Esta nova assistente IA existe para responder às tuas mensagens perdidas

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Quantas vezes te esqueceste de responder a uma mensagem? Se és daqueles a quem isso acontece constantemente, hoje damos-te a conhecer uma ferramenta de Inteligência Artificial que irás adorar.

A RPLY é a mais recente app desenvolvida para o macOS que te irá ajudar nesse processo. O seu objetivo é identificar mensagens que ficaram por responder na tua caixa de entrada e fazê-lo por ti.

Esta aplicação foi desenvolvida por Molly Cantillon, um estudante de 21 anos que desistiu recentemente da Universidade de Stanford. O seu projeto foi financiado pelo fundo criado pela OpenAI de apoio a startups.

RPLY
Imagem criada pela IA Microsoft Design

Com a RPLY nunca mais te esquecerás de responder às mensagens recebidas

O criador desta aplicação afirma que a RPLY foi desenvolvida a pensar nos mais atarefados ou simplesmente distraídos. Em declarações à TechCrunch, esta é a forma como Cantillon descreve a sua criação:

"A RPLY foi criada para lidar com a "dívida de texto", respondendo mentalmente, mas nunca clicando em enviar, distraindo-se ou simplesmente esquecendo. A ideia central é fazer com que as mensagens de texto pareçam menos um fardo, mas mantendo conexões autênticas."

Recorrendo a algoritmos de IA, esta aplicação irá analisar as mensagens recebidas no iMessage. O objetivo é identificar aquelas que estejam há mais de 24 horas sem resposta.

Neste caso, a aplicação poderá assumir o controlo e responder por ti, para que ninguém se sinta ignorado. Após uma análise ao teu histórico de conversas, as respostas geradas irão alinhar-se com a tua personalidade e estilo de escrita.

RPLY
Créditos: RPLY

Nos testes realizados pelo pessoal da TechCrunch, foi possível notar que a RPLY faz um bom trabalho ao imitar as respostas dos utilizadores. A maioria dos contactos não percebeu que as respostas foram geradas por uma IA, com exceção dos casos em que esta comete alguns erros ortográficos.

O reverso da moeda verifica-se nas permissões que a RPLY requisita. Como seria de esperar, ela terá de ter acesso às tuas mensagens e contactos, algo que deixará os mais preocupados com a sua privacidade um pouco desconfortáveis.

Nesse sentido, a página de suporte da aplicação refere que ela não utiliza nenhuma dessa informação para treinar a IA. Além disso, todos os dados são imediatamente apagados após o processamento necessário.

Aplicação também oferece estatísticas interessantes sobre os teus hábitos

Além das funções já mencionadas, a RPLY tem ainda um lado estatístico. Ao analisar a tua caixa de entrada, ela fornecerá informações como o número de total de mensagens às quais ainda não respondeste. Algo que a Apple poderia copiar.

Ela consegue ainda compilar estatísticas como as mensagens às quais foste mais rápido a responder ou aquelas às quais estás mais propenso a ignorar. Funções interessantes que adicionam um valor acrescentado a esta aplicação.

Por enquanto, a RPLY é uma aplicação que está apenas disponível no macOS. Contudo, o seu criador ambiciona alargar a sua disponibilidade para plataformas como o Slack ou WhatsApp.

Esta aplicação já está a receber uma atenção moderada, já que em poucas horas foi capaz de arrecadar cerca de 1000 utilizadores pagos. Se também te queres juntar ao grupo, resta informar que a RPLY tem um custo associado de 30 dólares mensais após os primeiros 14 dias gratuitos de teste.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.