Esta marca de smartphones acabou para sempre

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Em tempos, a BlackBerry foi conhecida pelos seus smartphones de topo, especialmente direcionados para um público empresarial, mas que faziam também muito sucesso entre outr tipo de utilizadores.

Agora, é já oficial que a empresa norte-americana Onward Mobility, proprietária atual da marca, não vai lançar mais nenhum modelo BlackBerry, colocando assim um ponto final na existência destes equipamentos.

Revogada licença para usar o nome BlackBerry

Outrora conhecida como uma marca de referência em smartphones de topo direcionados para a produtividade, a BlackBerry ao longo dos últimos anos foi perdendo força e presença no mercado global de terminais móveis.

Entretanto, a empresa norte-americana Onward Mobility adquiriu a marca, tendo ainda feito uma tentativa de voltar a fazer da BlackBerry uma protagonista no segmento de smartphones. Mas não foi bem-sucedida e agora parece ter tomado uma decisão definitiva.

A Onward Mobility já anunciou oficialmente que não vai lançar mais nenhum terminal sob a chancela BlackBerry e que esta marca terá chegado ao fim da sua vida. Mais: a empresa revelou ainda que não vai promover mais o projeto, depois de "a licença para usar o nome BlackBerry ter sido revogada".

Ao que tudo indica, a revogação da licença terá ficado a dever-se à decisão da anterior detentora canadiana da BlackBerry ter vendido um portfólio de patentes relacionadas com redes e dispositivos móveis.

Onward Mobility deixa palavras de agradecimento aos utilizadores

Em agosto de 2020, a Onward Mobility anunciou que iria lançar um novo modelo BlackBerry que nunca viu a luz do dia. Posteriormente, em agosto de 2021 a empresa anunciou a intenção de lançar um outro terminal que até teria comunicações 5G, mas tal smartphone nunca chegou a ser lançado.

Agora, a empresa norte-americana parece ter concluído que a BlackBerry atingiu um ponto de não retorno que poderá levar ao seu desaparecimento. Num comunicado divulgado publicamente, a empresa deixou palavras de agradecimento aos utilizadores: "todos nós da Onward Mobility somos incrivelmente gratos à comunidade de utilizadores fiéis por esta oportunidade".

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi: desvendados atributos fotográficos do Redmi K50 Gaming Edition
  • Samsung Galaxy S22 Ultra versus iPhone 13 Pro Max. Quem é que saiu vencedor?
  • Revelados todos os segredos das câmaras do Realme 9 Pro+
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt