Esta Inteligência Artificial transforma desenhos em retratos realistas! (vídeo)

António Guimarães
Comentar

Investigadores na Academia de Ciências de Beijing desenvolveram uma Inteligência Artificial interessante. Esta consegue transformar sketches simples em retratos realistas. A IA pega nos traços mais notórios e "fabrica" caras, através de uma base de dados. Vê o vídeo.

Esta Inteligência Artificial não requer desenhos ou linhas complexas. Na verdade, nem precisa de muito detalhe, apenas uma noção geral da face. Através de cálculo de probabilidades, a IA interpreta os traços e preenche-os da forma que "acha melhor".

Além disso, a IA faz uso de uma gigantesca base de dados para ir buscar informação. Na verdade, a IA analisa cada elemento (nariz, olhos, boca) de forma separada. Posteriormente, a mesma calcula e analisa a melhor forma de juntar os elementos e os que combinam melhor uns com os outros.

dsfdf

Há resultados melhores que outros, mas, no geral, a IA fez um excelente trabalho a recriar caras através de puros esboços. Em primeira vista, uma das aplicações principais que esta IA pode ter é na identificação de suspeitos criminosos. Durante a descrição de suspeitos, a criação de uma cara pode ajudar na identificação.

A tecnologia está marcada para ser apresentada em julho, onde no site oficial do projeto, está indicado que o código será disponibilizado "em breve". Isto significa que a IA poderá ser comprada para ser utilizada em software, para informática ou telemóveis.

O mais provável é um dia veres alguma app com o título "transforma desenho em fotografia" ou algo do género nas lojas de aplicações mobile. O FaceApp, que trocava o sexo da pessoa, foi bastante popular, por exemplo.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.