Investigadores na Academia de Ciências de Beijing desenvolveram uma Inteligência Artificial interessante. Esta consegue transformar sketches simples em retratos realistas. A IA pega nos traços mais notórios e "fabrica" caras, através de uma base de dados. Vê o vídeo.
Esta Inteligência Artificial não requer desenhos ou linhas complexas. Na verdade, nem precisa de muito detalhe, apenas uma noção geral da face. Através de cálculo de probabilidades, a IA interpreta os traços e preenche-os da forma que "acha melhor".
Além disso, a IA faz uso de uma gigantesca base de dados para ir buscar informação. Na verdade, a IA analisa cada elemento (nariz, olhos, boca) de forma separada. Posteriormente, a mesma calcula e analisa a melhor forma de juntar os elementos e os que combinam melhor uns com os outros.
Há resultados melhores que outros, mas, no geral, a IA fez um excelente trabalho a recriar caras através de puros esboços. Em primeira vista, uma das aplicações principais que esta IA pode ter é na identificação de suspeitos criminosos. Durante a descrição de suspeitos, a criação de uma cara pode ajudar na identificação.
A tecnologia está marcada para ser apresentada em julho, onde no site oficial do projeto, está indicado que o código será disponibilizado "em breve". Isto significa que a IA poderá ser comprada para ser utilizada em software, para informática ou telemóveis.
O mais provável é um dia veres alguma app com o título "transforma desenho em fotografia" ou algo do género nas lojas de aplicações mobile. O FaceApp, que trocava o sexo da pessoa, foi bastante popular, por exemplo.
Editores 4gnews recomendam:
- Tesla Model 3 em Autopilot salva mais uma vida com manobra ninja! (vídeo)
- A tua conta Google terá mais segurança! Quer queiras, quer não!
- "Jogos exclusivos são vitais para o sucesso da PlayStation 5", afirma a Sony