O recurso indispensável
Começamos agora a receber as primeiras informações sobre o novo Android 17, mas recentemente descobri um recurso no Android 16 que trouxe tranquilidade à minha vida. Diariamente recebo demasiadas notificações e ainda que tenha já desativado as que me pareceram desnecessárias, o volume mantém-se elevado.
Ainda que ignore os sinais sonoros e só mais tarde consulte as notificações recebidas, apercebi-me que podia estar a perder alertas importantes. Especialmente depois de ter apagado, por acidente claro, uma notificação relevante.
E foi neste ponto que resolvi procurar online e no meu telefone uma solução para as notificações. Encontrei um recurso que é agora para mim indispensável: o histórico de notificações.
No Android 16, este recurso não está ativo por padrão e isso explica o facto de se manter desconhecido de muitos utilizadores. Na prática, este recurso dá-te o histórico de todas as notificações recebidas, sem necessitares de abrir todas as tuas apps à procura de informação.
Não é infalível, já que só começa a registar o histórico a partir do momento em que é ativado e não recupera qualquer botão de ação recebido. Mas é bastante útil no dia a dia para vermos com calma as notificações recebidas.
Como ativar o histórico de notificações
Tal como referi anteriormente, o histórico de notificações está desativado por padrão no Android 16. Para o ativares, segue os seguintes passos:
- Navega até ao menu definições;
- Escolhe a opção notificações;
- De seguida, toca em definições avançadas;
- Seleciona histórico de notificações e ativa o recurso.
Atenção que os passos para ativar este recurso podem variar um pouco; no meu caso, usei um telefone Samsung com Android 16. Em modelos de outras marcas, o histórico de notificações pode encontrar-se fora das definições avançadas, logo à vista na aba das notificações.
Depois é só regressares a este recurso, usando o caminho menu definições e notificações para consultares os alertas recebidos. Tudo com calma e com a possibilidade de avaliar convenientemente a informação importante e a acessória.


