Esta foi a empresa tecnológica com melhor desempenho em 2021

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Segundo dados agora revelados, a Alphabet, proprietária da Google, foi a empresa tecnológica com melhor desempenho em bolsa durante este ano que está a chegar ao fim.

A empresa fecha assim da melhor forma o ano de 2021 que pode ser considerado o de maior sucesso da empresa desde 2009.

Alphabet ultrapassa Microsoft e Apple destacando significativamente destas duas empresas

No ano que está agora a acabar, a Google vai ser considerada a empresa com melhor desempenho em bolsa, graças ao facto de o preço das suas ações terem subido 68%. Dificilmente, esta subida considerável será ultrapassada por qualquer outra empresa tecnológica nos pouco dias que faltam para terminar 2021.

Estes dados dão também conta de que este ano pode ter sido o de maior sucesso desde 2009, último data em que a empresa revelou dados assim tão animadores.

De salientar também que a Google deixa para trás a Microsoft e a Apple. As ações da gigante tecnológica norte-americana do Windows subiram 51% enquanto que as ações da detentora do iPhone tiveram um aumento de 33%.

Em quarto lugar, está a Meta, ex-Facebook, que apesar de todas as polémicas e mudança de nome registou um aumento de 23% enquanto que a Amazon ocupa a quinta posição com uma subida de apenas 5%. Destaque-se ainda a Tesla que viu as suas ações terem também uma subida de 51%, ainda que não se encontre nas cinco primeiras posições.

A razão principal para o sucesso da Alphabet

Mas onde vai a Alphabet buscar a sua receita para conseguir toda esta atenção da bolsa de valores? A resposta é simples: ao negócio da publicidade que não foi afetado nem pela pandemia, nem pela inflação norte-americana.

Em outubro de 2021, a Alphabet divulgou que no terceiro trimestre do ano, a receita de publicidade atingiu o valor de 53,1 mil milhões de dólares, ou aproximadamente 47 mil milhões de euros, o que resultou num crescimento anual de 43%.

Por outro lado, o YouTube também registou um aumento de receita na publicidade, totalizando um valor de 7,2 mil milhões de dólares, cerca de 6,3 mil milhões de euros. Segundo as previsões dos analistas, até ao final de 2021, a receita da Alphabet vai crescer 39%.

Desde o começo deste ano que o negócio de publicidade do Google tem vindo a mostrar sinais positivos de crescimento, estando mesmo a voltar aos níveis registados em períodos anteriores à pandemia Covid-19. Aliás, o ano de 2020 pode ter sido um dos menos positivos para a empresa que assinalou um crescimento de apenas 13%.

Editores 4gnews recomendam:

  • Atenção: estas séries populares saem da Netflix no final de 2021
  • Os jogos mais vendidos na Steam em 2021 foram revelados
  • Microsoft pode seguir Samsung numa opção inesperada
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt