A série Google Pixel tem evoluído consideravelmente ao longo dos anos, adicionando uma grande quantidade de funcionalidades exclusivas aos seus dispositivos - embora muitas acabem por eventualmente chegar a outros dispositivos Android.
A nova série Google Pixel 9 não é exceção, oferecendo várias inovadoras funcionalidades de IA, uma nova aplicação Pixel Weather e muito mais.
Infelizmente, nem todas estas funcionalidades são suportadas em todos os modelos Pixel. Além disso, a disponibilidade das funcionalidades do Pixel pode variar consoante a região.
Uma excelente ferramenta encontrada no Reddit
Para tornar a situação ainda pior, o Google nem sequer disponibiliza qualquer maneira oficial de determinar o que está disponível e onde. É aí que uma nova ferramenta de um utilizador do Reddit chamado darcon134 (inicialmente detectada pela pela Android Police) vem ajudar.
Where is Enabled é uma ferramenta de web simples, que oferece uma visão geral de todas as funcionalidades disponíveis para cada modelo Pixel na sua região. Vale ter em atenção que a aplicação ainda está a ser trabalhada, ou seja, ainda tem algumas lacunas funcionais e falta de melhoramentos "quality of life".
Por exemplo, não existe atualmente nenhuma forma de filtrar a lista de funcionalidades indisponíveis por modelo de telemóvel ou idioma, impossibilitando ao utilizador que localize uma informação que muitas vezes é necessário saber.
Se detetar algum problema ou tiver comentários a fazer sobre a plataforma, o site tem um formulário na parte inferior que facilita o contacto com o próprio programador.
Para quem está fora dos EUA, torna-se rapidamente evidente que muitas das melhores funcionalidades tendem a estar reservadas para o mercado norte-americano.
Algumas destas limitações resultam do suporte limitado a outras línguas para além do inglês em algumas funcionalidades de IA. Além disso, regulamentações mais rigorosas também podem desempenhar um papel importante - principalmente na União Europeia.
Certas leis na UE tornam mais difícil para a Google lançar as suas funcionalidades de IA sem controlo externo, resultando em que estas chegam frequentemente muito mais tarde do que nos EUA.