Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Esta é a operadora com mais reclamações em Portugal em 2025 até agora

ANACOM regista mais de 25 mil reclamações nas telecomunicações no 2.ºT 2025. O destaque vai para falhas técnicas e dificuldades na resolução de problemas.

operadora com mais reclamações em Portugal
Imagem: edição de fizkes de Getty Images via Canva Pro

As reclamações no setor das comunicações voltaram a aumentar no segundo trimestre de 2025, interrompendo a tendência de queda que se registava desde o início de 2023.

De acordo com o mais recente relatório interativo da ANACOM, foram recebidas cerca de 25,9 mil reclamações contra prestadores de serviços de comunicações, o que representa uma subida de 7% em relação ao mesmo período de 2024, um crescimento semelhante ao do primeiro trimestre.

O aumento foi novamente impulsionado pelas reclamações sobre comunicações eletrónicas, que atingiram as 17,1 mil no segundo trimestre do ano, um aumento de 12% face ao ano anterior.

O ranking das operadoras mais reclamadas

As três principais operadoras de Portugal ocupam o top 3 de reclamações, o que não surpreende dado o maior número de clientes de cada uma. As líderes em taxa de reclamação por mil clientes, por outro lado, já mostram outra situação.

1º lugar - Vodafone

A Vodafone mantém-se como a operadora mais reclamada em Portugal, com o registo de cerca de 5,4 mil reclamações (31% do total), um aumento de 5% em relação a 2024.

A operadora apresentou também a taxa de reclamação mais alta entre os três principais prestadores, com 1,9 reclamações por mil clientes.

2º lugar - NOS

A NOS foi o segundo prestador mais reclamado, com 4,8 mil queixas (28% do total), ainda que tenha registado uma descida de 16% face ao período homólogo.

A operadora apresenta uma taxa de 1,7 reclamações por mil clientes, sendo, pelo segundo trimestre consecutivo, a única entre as maiores a reduzir o volume de reclamações.

3º lugar - MEO

A MEO registou 4,6 mil reclamações (27% do total), correspondendo a um aumento de 18% face ao mesmo período de 2024.

Apesar da subida, apresenta a menor taxa de reclamação entre os grandes prestadores, com apenas 1 reclamação por mil clientes.

4º lugar - DIGI

A entrada da DIGI no mercado no final de 2024 começa a refletir-se nos números: só no segundo trimestre de 2025, a operadora acumulou 1,3 mil reclamações (8% do total), um aumento de 13% em relação ao primeiro trimestre.

A sua taxa de reclamação é, no entanto, a mais elevada de todas: 7,2 reclamações por mil clientes.

5º lugar - NOWO

A NOWO também apresentou um aumento acentuado das reclamações: +131% face ao mesmo período do ano anterior.

Foram registadas cerca de 800 queixas (5% do total), o que equivale a uma taxa de 5,2 reclamações por mil clientes.

Falhas na reparação dos serviços continuam a gerar queixas

O motivo mais comum de reclamação foi a demora ou reparação deficiente de falhas nos serviços, que representou 20% do total, o dobro em relação a 2024, quando este problema correspondia a 10% das queixas.

No total, foram registadas mais 1,8 mil reclamações relacionadas com este motivo, número ao qual terá contribuído o “apagão elétrico” que afetou os serviços de telecomunicações em abril de 2025.

Também aumentaram, ainda que em menor dimensão, as reclamações ligadas a falhas nos serviços fixos (televisão e telefone), atrasos na instalação inicial e faturação de valores relativos a serviços não prestados.

Promoção do dia!

Xiaomi 14T Smartphone de 12 + 256 GB, lentes Leica Summilux
Xiaomi 14T 12 + 256 GB Smartphone de 12 + 256 GB, lentes Leica Summilux
390,09 €Amazon ES
-41%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.
Anúncio de Fundo