O último relatório da Autoridade Nacional de Comunicações – Anacom – traz notícias desanimadoras para os utilizadores. Em Portugal, paga-se cada vez mais para ter Internet em casa, com a mensalidade média a registar um aumento de mais de 6%.
Todas os planos de subscrição estão mais caros
Segundo as informações divulgadas pela Anacom, “a receita média mensal por subscritor de um pacote Internet foi de 38,99 €”. Tal significa que, de uma forma geral, os portugueses estão a pagar mais 6,5% pelo serviço face ao mesmo período do ano passado.
Ainda de acordo com a entidade de comunicações, “no caso das ofertas 4/5 P a receita média mensal foi de 47,46 € e de 30,21 € nas ofertas 3P”. Agora vamos a contas. Estes dados traduzem-se num aumento de 5,1% na primeira opção de pacote e num aumento de mais 5,3% nas ofertas 3P. Tudo comparativamente ao período homólogo do ano anterior.
Por sua vez, entre janeiro e junho deste ano, as receitas de serviço em pacote totalizaram um valor de cerca de 1096 milhões de euros para as operadoras e retalhistas. Segundo a Anacom, há quatro trimestres consecutivos que está a ser registado um crescimento anual de 9%, “o que não acontecia desde 2016”.
E as casas portuguesas muito têm contribuído para este crescimento, já que o segmento residencial representa 86,7% das receitas de pacotes de serviços.
Avança a Anacom que no final do segundo trimestre de 2024, o número de subscritores de pacotes de serviços foi de 4,7 milhões – mais 2,3% do que no mesmo período do ano anterior –, sendo as ofertas 4/5P as mais utilizadas com 2,7 milhões de subscritores.
MEO tem a maior quota de subscritores
Neste relatório publicado hoje, a Anacom também deu dados concretos sobre a “popularidade” das operadoras portuguesas.
A MEO tem “a maior quota de subscritores em todos os tipos de oferta”. Mais concretamente, detém 47,9% de quotas de subscrição em oferta 2P, 39,3% em oferta 3P e 42,2% em oferta 4/5P.
Por sua vez, o Grupo NOS destaca-se nas receitas de ofertas em pacote no segmento residencial com uma quota de 41,3%.