Esta é a média que os portugueses pagam para ter Internet em casa. E está mais cara

Mónica Marques
Mónica Marques
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O último relatório da Autoridade Nacional de Comunicações – Anacom – traz notícias desanimadoras para os utilizadores. Em Portugal, paga-se cada vez mais para ter Internet em casa, com a mensalidade média a registar um aumento de mais de 6%.

Todas os planos de subscrição estão mais caros

imagem de família a usar Internet
Segundo a Anacom, aumentaram os preços, mas também o número de subscritores de serviços Internet Imagem gerada por IA Microsoft Designer

Segundo as informações divulgadas pela Anacom, “a receita média mensal por subscritor de um pacote Internet foi de 38,99 €”. Tal significa que, de uma forma geral, os portugueses estão a pagar mais 6,5% pelo serviço face ao mesmo período do ano passado.

Ainda de acordo com a entidade de comunicações, “no caso das ofertas 4/5 P a receita média mensal foi de 47,46 € e de 30,21 € nas ofertas 3P”. Agora vamos a contas. Estes dados traduzem-se num aumento de 5,1% na primeira opção de pacote e num aumento de mais 5,3% nas ofertas 3P. Tudo comparativamente ao período homólogo do ano anterior.

Por sua vez, entre janeiro e junho deste ano, as receitas de serviço em pacote totalizaram um valor de cerca de 1096 milhões de euros para as operadoras e retalhistas. Segundo a Anacom, há quatro trimestres consecutivos que está a ser registado um crescimento anual de 9%, “o que não acontecia desde 2016”.

E as casas portuguesas muito têm contribuído para este crescimento, já que o segmento residencial representa 86,7% das receitas de pacotes de serviços.

Avança a Anacom que no final do segundo trimestre de 2024, o número de subscritores de pacotes de serviços foi de 4,7 milhões – mais 2,3% do que no mesmo período do ano anterior –, sendo as ofertas 4/5P as mais utilizadas com 2,7 milhões de subscritores.

MEO tem a maior quota de subscritores

Neste relatório publicado hoje, a Anacom também deu dados concretos sobre a “popularidade” das operadoras portuguesas.

A MEO tem “a maior quota de subscritores em todos os tipos de oferta”. Mais concretamente, detém 47,9% de quotas de subscrição em oferta 2P, 39,3% em oferta 3P e 42,2% em oferta 4/5P.

Por sua vez, o Grupo NOS destaca-se nas receitas de ofertas em pacote no segmento residencial com uma quota de 41,3%.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt