O mercado de carros elétricos usados continua a crescer, mas nem todos os modelos se destacam pela fiabilidade. O estudo levado a cabo pela Consumer Reports (CR) incidiu sobre veículos usados com cinco a dez anos.
Para chegar aos resultados finais, foram tidas em consideração 26 marcas, 140 mil veículos (com datas de 2016 a 2021) e foram analisadas 20 áreas consideradas problemáticas. Por fim, cada marca recebeu uma pontuação de acordo com a severidade dos problemas encontrados.
Assim sendo, o top-5 é dominado (sem surpresas) por marcas japoneses. Lexus (77 pontos), Toyota (73) e Mazda (58). Honda (57) e Acura (53) ocupam os cinco primeiros postos. Entre os fabricantes europeus, as pontuações rondam os 50 pontos, enquanto muitos norte-americanos, como Jeep, Chrysler, GMC e Ram, surgem abaixo dos 40 pontos.
Tesla ficou... em último
A Tesla registou apenas 31 pontos, destacando-se como a marca menos fiável nesta análise. De resto, também num relatório produzido TUV, o Model Y já tinha ficado em último no que diz respeito à fiabilidade.
Mas porque é que um carro elétrico tão vendido e tão seguro enfrenta estas críticas? A explicação é simples. É que os primeiros modelos da Tesla, nomeadamente o S e o X, que foram produzidos entre 2014 e 2019, chegaram com muitos problemas: suspensão, falhas eletrónicas e defeitos de construção, como puxadores de portas frágeis. Os primeiros Model 3 também apresentaram queixas na suspensão dianteira, com ruídos e desgaste prematuro em buchas e articulações.
É importante notar que este relatório reflete mais a fase inicial de produção da Tesla do que a situação atual. Modelos recentes, como o Model 3 e o Model Y, mostram melhorias significativas.
