
Um dos principais inconvenientes que todos apontam aos carros elétricos é o tempo que estes demoram a carregar totalmente. Porém, esse problema deixará de ser relevante graças a uma nova bateria em estado sólido que acaba de ser apresentada.
Esta prometedora bateria foi apresentada pela start-up Donut Lab e promete tempos de carregamento impressionantes. Além disso, ela promete que esta bateria é mais segura, mais duradoura e mais barata de produzir que as semelhantes de lítio.
Donut Lab lança bateria em estado sólido que carrega em apenas 5 minutos
A grande promessa feita por esta jovem empresa são os 5 minutos que as suas baterias necessitam para carregar totalmente. Não para alcançar os 80% como a maioria das presentes neste mercado, mas sim 100% da sua capacidade.
Este é sensivelmente o mesmo tempo que um carro a combustão necessita para reabastecer o seu depósito. Por isso, estas baterias em estado sólido vêm igualar os tempos de paragem de um carro a combustão e, citando o CEO da Donut Lab, “tornando-os irrelevantes”.
Na apresentação que podes ver acima, Mark Lehtimäki revela que as suas baterias utilizam células e módulos sem líquido. Afirma ainda que a sua densidade energética é de 400 Wh/kg, sensivelmente o dobro da densidade energética das baterias utilizadas atualmente pela Tesla.
De acordo com a InsideEVs, as atuais baterias de lítio têm uma longevidade estimada de até 5 mil ciclos de carga. A nova bateria em estado sólido da Donut Lab tem uma longevidade estimada de até 100 mil ciclos, um valor impressionante.
Estas baterias são mais baratas e mais seguras
A Donut Lab congratula-se ainda de que as suas baterias são mais seguras, mais leves e oferecem uma maior autonomia. Além disso, a empresa afirma que são mais seguras que as concorrentes de lítio, capazes de enfrentar temperaturas extremas sem grandes consequências.
Segundo a empresa, estas baterias podem sobreviver a temperaturas entre os -30ºC e os 100ºC. Além disso, é dito que elas não pegarão fogo mesmo que sejam danificadas.
Outra vantagem é que estas baterias em estado sólido são, de acordo com a Donut Lab, mais baratas. Isso acontece porque são "100% ecológicas, feitas com materiais encontrados em todo o mundo."
Já estão disponíveis para compra
É ainda importante sublinhar que as baterias desta jovem empresa não se tratam de uma promessa para o futuro. A Donut Lab afirma que elas já estão disponíveis para produção, o que significa que as construtoras de automóveis já as podem colocar nos seus carros.
Alias, já se conhece o primeiro veículo a chegar ao mercado com estas baterias. Será uma mota da empresa Verge com a promessa de uma autonomia de até 595 km e carregamentos em 10 minutos propositados para que os condutores tenham tempo para tomar um café durante o processo.
