Famosa pela sua atuação no mercado de bebidas, a Heineken decidiu inovar num segmento inesperado: o de aplicações para telemóvel. E o primeiro lançamento da marca neste mercado foi um tanto quanto fora da caixa.
A empresa holandesa lançou a app The Boring Mode, uma aplicação que recria no teu smartphone a experiência de um “dumbphone”, um "telemóvel burro", ou seja, um dispositivo antigo, que servia basicamente para fazer chamadas telefónicas, sem a distração de todas as outras apps.
Como o The Boring Mode funciona
A proposta do The Boring Mode é simples e direta: bloquear notificações, redes sociais, aplicações de trabalho e até mesmo a câmara do telemóvel por um período predefinido. O objetivo? Ajudar os utilizadores a desconectarem-se do mundo digital e aproveitarem ao máximo os momentos da vida real.
Ao ativar a app, o utilizador pode personalizar quais aplicações deseja bloquear, o que pode incluir redes sociais como Facebook, Instagram, TikTok e YouTube; apps de produtividade e trabalho, como Gmail, Outlook e Teams.
A ideia é ter uma ferramenta que ajuda-te a estar mais presentes nos momentos como reunião com amigos, jantar em família, etc. Para desativar o bloqueio é simples. Basta deslizar o dedo no ecrã e o teu smartphone volta ao normal, permitindo acesso total a todas as funcionalidades que estavam bloqueadas.
Equilíbrio digital
Com o The Boring Mode, a Heineken apresenta uma solução inovadora para o equilíbrio digital, atendendo à crescente demanda por ferramentas que ajudem a reduzir o uso excessivo de smartphones, mas sem sacrificar a conectividade quando realmente necessária.
Segundo a Heineken, a aplicação reflete a visão da marca de "encorajar as pessoas ao redor do mundo a permanecerem no presente e viverem as suas vidas sociais ao máximo". Com o The Boring Mode, a empresa procura ajudar os usuários a se libertarem das distrações digitais, mas sem a necessidade de abandonar completamente a tecnologia.
A aplicação permite um controlo temporário, deixando a decisão de desconectar e reconectar nas mãos do utilizador. E isso pode exigir um auto controlo do proprietário do telemóvel também, mas já ajuda ao diminuir as notificações.