A semana é de validação das faturas da Autoridade Tributária. O prazo foi estendido até esta sexta-feira, 28 de fevereiro, e a forma mais comum de validar as faturas é através do site oficial. Mas existe uma app que torna o processo muito mais rápido.
Caso não saibas, existe uma app oficial chamada e-fatura que torna o fastidioso processo de validar faturas numa tarefa bem mais rápida. Esta facilita como validamos as faturas ao longo do ano, como também é imprescindível para os que deixam tudo para a última hora.
App e-fatura disponível para Android e iOS
Podes fazer download da app e-fatura para Android através da Google Play Store e para iPhone através da App Store. Nesta podes fazer o registo através das tuas credenciais do Portal das Finanças, consultar as tuas deduções e validar as faturas.
Se costumas validar as faturas no site, sabes que é um processo bastante moroso. Uma das grandes vantagens da app é que te permite validar várias faturas em simultâneo. Para quem tem dezenas ou centenas de faturas para validar, é uma poupança de tempo enorme.
Como validar faturas no e-fatura
Após fazer o registo na app e-fatura, validar as faturas é um processo bastante rápido. Basta clicar na secção de faturas pendentes e consultar as faturas que pretendes validar. Depois basta clicar na fatura (ou faturas) pretendida e escolher “Classificar Fatura”.
Nessa zona vais ter de colocar se a fatura se insere “no âmbito da atividade profissional” ou não, e se é parcial ou total. Depois, terás de selecionar o tipo de despesa: saúde, restauração e alojamento, habitação, educação, etc.
Reforço que tens até esta sexta-feira, 28 de fevereiro, para validar as faturas que assim contarão para o IRS de 2024. Inicialmente este prazo estava assinalado até 25 de fevereiro, mas tal como noticiamos, houve falhas no portal que levaram ao adiamento.
Se ainda não validaste todas as tuas faturas de 2024 ou queres começar já a validar as faturas de 2025, instala a app.