A Truecaller, que é uma aplicação que permite identificar a quem pertence um determinado número de telemóvel, apresentou uma nova funcionalidade de proteção contra golpes voltado para famílias inteiras.
O aumento global de fraudes por chamada, que são uma praga e afetam centenas de milhares de portugueses diariamente, motivou o desenvolvimento desta solução pensada para utilizadores com diferentes níveis de familiaridade digital.
A funcionalidade, chamada Proteção Familiar, permite criar um grupo com até cinco pessoas, supervisionado por um administrador que controla todas as definições de segurança e bloqueio de golpes.
Esta novidade está disponível, numa primeira fase, como projeto piloto para utilizadores de Android e iOS na Suécia, Chile, Malásia e Quénia. A ideia passa por expandir esta ferramenta a nível global já no primeiro trimestre de 2026.
Segundo a empresa, o sistema foi desenhado para permitir que o membro mais experiente em tecnologia ajude a proteger familiares mais vulneráveis de esquemas fraudulentos.
O plano premium
No Android, o administrador recebe alertas durante chamadas suspeitas, pode verificar informações básicas do dispositivo, como nível de bateria, e até encerrar remotamente chamadas identificadas como fraudulentas. Importa ainda salientar que a Proteção Familiar é gratuita.
No entanto, há um plano pago que pode ser subscrito e que proporciona ferramentas extra. Para além de deixar cair os anúncios, este plano premium também oferece uma defesa mais avançada contra spam e rejeição automática de chamadas de alto risco.
Com mais de 450 milhões de utilizadores em todo o mundo, a Truecaller identifica cerca de 63 milhões de tentativas de golpe por dia e recebe perto de 166 milhões de denúncias de chamadas de spam diariamente.
