
Nas últimas semanas, demos-te a conhecer que a mítica empresa portuguesa NDrive apostou recentemente numa nova aplicação para rivalizar com Waze e Google Maps e que, de facto, estava a conquistar muitos condutores.
Desta vez, trazemos-te uma outra que certamente já ouviste falar: a histórica TomTom, conhecida por ser talvez a primeira marca mais conhecida na fabricação dos antigos GPS portáteis.
Desta vez, a marca está a apostar fortemente na sua aplicação, a AmiGO. Depois de anos a dominar o setor automóvel e a oferecer soluções de navegação para várias marcas, a empresa decidiu expandir o seu campo de atuação e criar uma aplicação gratuita dedicada em exclusivo aos condutores.
Tal como o Waze, foi desenvolvido exclusivamente para condutores, não sendo possível – como acontece no Maps ou até no Magic Earth – trajetos pensados para quem anda de transportes públicos, peões ou ciclistas.
As principais funcionalidades da AmiGO
Tal como nas duas apps da Google, a AmiGO também tem as funcionalidades mais populares ao seu dispor. Nomeadamente informações de trânsito em tempo real, alertas de radares de velocidade fixos e móveis, indicação de limites de velocidade, assistência de faixa de rodagem. Além disso, tem também à disposição avisos sobre acidentes, obras e estradas encerradas.
Também podes selecionar diferentes trajetos consoante as tuas necessidades (do momento): mais rápidos, curtas ou mais eficientes em termos de combustível.
Um dos grandes trunfos da nova aplicação é a contribuição dos próprios utilizadores. Tal como acontece com o Waze, a TomTom AmiGO aposta em relatórios em tempo real da comunidade, permitindo assinalar perigos, engarrafamentos ou radares. Quanto maior for a adesão, mais precisas serão as informações fornecidas.
Também se destaca pela extensa base de dados de pontos de interesse. A aplicação integra locais úteis como áreas de serviço, postos de abastecimento, restaurantes e zonas de descanso. É gratuita e está disponível para Android e iOS, com suporte para Apple CarPlay.