A Xiaomi destaca-se pelos seus smartphones, mas não só. Recentemente, a Xiaomi também deu que falar, já que o seu primeiro carro (Xiaomi SU7) ultrapassou em vendas, na China, um dos modelos mais populares da Tesla: o Model 3.
Como assinalam os nosso colegas da Electrek, é a primeira vez desde 2019 que uma marca supera as vendas do Model 3, no segmento de carros elétricos premium.
SU7 vs Model 3: os números oficiais
Um relatório da Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros (CPCA) diz-nos, ao certo, os resultados obtidos por ambos os modelos. Supostamente, o SU7 contou com 258.164 unidades vendidas, enquanto o Model 3 ficou-se pelas 200.361.
Em termos percentuais, podemos dizer que o carro da Xiaomi vendeu cerca de 30% mais do que o Tesla Model 3. Face à dominância da Tesla no setor, é sempre de assinalar. Contudo, não é uma surpresa total, já que a marca de Elon Musk verificava uma queda nas vendas, neste mercado específico.
SU7 vs Model 3: a “batalha” das especificações
Pondo em evidência estes dois automóveis, podemos ainda comparar as especificações de ambos os modelos. O Xiaomi SU7, por um lado, arranca perto dos 26.000 euros na China. O Model 3 arranca perto dos 28.400. Logo aqui, há uma diferença interessante.
Depois, a autonomia do SU7 pode ascender até aos 700 quilómetros, enquanto a do Model 3 se fica pelos 634 quilómetros. Uma vantagem do carro da Xiaomi é o facto de ter vários recursos grátis de assistência ao condutor, sistema LiDAR e integração com o HyperOS.
Não há também como não referir o apreço que o Xiaomi SU7 mereceu por parte de altos nomes da indústria. Como o 4gnews noticiou recentemente, até o CEO da Ford, Jim Farley, disse que conduz o SU7. Na sua opinião, a Xiaomi é “a Apple da China”.
De qualquer forma, uma coisa é certa: a Xiaomi não veio para brincar no setor automóvel. Tanto assim é que, em 2027, esperamos a chegada do SU7 Ultra ao mercado global.
