Epic Games, dona do Fortnite, processou a Google e a Apple! Começou a novela!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A Epic Games, dona do jogo mais popular do mundo, Fortnite, processou de forma oficial a Google e a Apple por terem tirado o jogo Fortnite das suas lojas de aplicações.

Esta não deve ter sido uma decisão fácil, contudo, foi uma decisão quase obrigatória pela Google e Apple de forma a manter os termos e condições das suas lojas de aplicações.

Fortnite picou a Google e a Apple

Tudo começou com a mais recente atualização do jogo. A Epic Games deu a possibilidade aos seus jogadores de fazer compras dentro do jogo através da Google Play Store / Apple App Store e através do seu serviço.

Se os jogadores comprassem pelo serviço da Epic Games, o valor era inferior. Isto porque a Apple e a Google cobram cerca de 30% de cada transação.

Ou seja, se compras um serviço dentro de uma aplicação que sacaste das lojas de aplicações dos smartphones e custa-te 1€, o desenvolvedor só ganha 70 cêntimos. Os outros 30 cêntimos são para a Google ou Apple.

Fortnite banido da Google Play Store e Apple App Store

Depois da atualização a aplicação foi rapidamente removida pela Google e Apple por ir contra os princípios da loja de aplicações. Contudo, a Epic Games acredita que este monopólio deve ser desfeito e processou a Google e Apple por não deixar nascer concorrência.

O seu argumento é que é "anti-competitivo" para outros desenvolvedores querem crescer dentro do sistema para smartphones com esta medida.

Ainda que se compreenda a decisão da Epic Games e a sua ideologia, também não nos podemos esquecer que para existir uma Apple App Store ou Google Play Store, é preciso que existam infraestruturas para que tal aconteça. Tudo isto é feito pela Apple pela Google.

Em suma, a tenda foi montada e preparámo-nos para assistir uma novela com um final incerto. Veremos quem sai a melhor. Para já o Fortnite continua indisponível no iOS e Android (menos na Galaxy Store da Samsung). Já agora, dá uma vista de olhos no vídeo que a Epic Games fez para "atacar" a Apple!

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi 10 Ultra: ainda há esperança que chegue à Europa depois desta informação
  • Xiaomi lançou um carregador super rápido para o carro. E vais adorar do preço
  • Tesla está a preparar um novo carro elétrico. Estas são as provas que precisávamos!
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.