O Espaço é a última fronteira. Pleno de mistérios e segredos (ainda) ocultos, é também fonte de inúmeras riquezas à espera de serem encontradas como o asteroide "Psyque" a ser estudado pela NASA. Em todo caso, a nossa Terra continua plena de riquezas minerais, como as que empregamos nos nossos smartphones. Agora, porém, temos um novo diamante rosa de 170 quilates.
Trata-se de um dos objetos mais sumptuosos alguma vez encontrados no nosso planeta, já apelidado "Lulo Rose", descoberto recentemente em Angola. Segundo avança a publicação Urban Tecno, tem o valor mais elevado do mundo dadas as suas caraterísticas.
Lulo Rose é o diamante mais caro do mundo, foi descoberto em Angola
Totalmente formado por Carbono, este mineral formado de forma totalmente natural no nosso planeta demorou milhões de anos a adquirir a sua cor, composição e caraterísticas gerais. É, por via da regra, o resultado da ação metamórfica, ou em zonas choque de placas tectónicas, fruto das respetivas movimentações.
Em si, os diamantes podem assumir diferentes cores, ainda que o mais habitual seja o cristalino totalmente transparente, carecendo de cor. Não é, porém, o caso do diamante rosa que agora cativa a nossa atenção e é precisamente a sua cor que o torna ainda mais valioso.
Isto porque até recentemente este tipo de diamantes rosa só eram conseguidos numa única mina de diamantes localizada na Austrália, já fechada há bastante tempo. Tendo-se tornado cada vez mais difícil encontrar estas pedras preciosas, a exploração mineira acabou por deixar de compensar, encerrando-se assim a mina.
170 quilates tornam este diamante rosa no mais valioso
O Lulo Rose tem 170 quilates de tamanho e, de momento, não está à venda. Em todo o caso, o seu valor é praticamente incalculável para os padrões atuais. A propósito, recordamos que em 2017 foi colocado à venda um diamante rosa de 59,6 quilates.
A pedra foi então arrebatada por 71,2 milhões de dólares. Portanto, a partir daqui já temos uma noção da escala de valores para esta nova descoberta feita em Angola. É, sem dúvida, uma das descobertas mais impressionantes dos últimos anos neste setor.
De momento, porém, o diamante não está sequer à venda. Quando, ou se, tal acontecer, pode tornar-se facilmente na pedra preciosa mais caro do mundo dado o seu colossal tamanho e valiosa cor.
Editores 4gnews recomendam: