Perdeste o teu telemóvel? O Google Pixel 8a ou Pixel 8 ou Pixel 8 Pro podem ser a tua salvação, mesmo que o teu equipamento esteja desligado ou sem bateria. Isto graças à rede "Find My Device" da Google, lançada recentemente, e que tem uma funcionalidade interessante: o "Powered-Off Finding" (localização sem energia).
Como funciona a rede "Find My Device"?
A rede "Find My Device" da Google funciona através de dispositivos Android que contribuem para a rede ao enviar um sinal Bluetooth que outros dispositivos Android próximos podem captar. Semelhante à rede Find My da Apple.
Estes dispositivos detetores encriptam a localização do dispositivo que emitiu o sinal e enviam-na para os servidores da Google. A informação de localização é encriptada ponta a ponta com uma chave acessível apenas ao proprietário do dispositivo e a quem este tenha autorizado a ver a sua localização.
O problema? A maioria dos dispositivos Android não consegue emitir sinais Bluetooth quando estão desligados ou sem bateria. Isto porque os chips Bluetooth não têm forma de continuar a receber energia quando o sistema operativo indica ao processador para desligar tudo.
Pixel 8a segue os passos dos Pixel 8: "Powered-Off Finding" confirmado
No caso do Pixel 8 e Pixel 8 Pro, a Google revelou que estes dispositivos têm energia de reserva canalizada para o chip Bluetooth durante várias horas, mesmo depois da bateria estar esgotada. Embora a Google ainda não tenha confirmado oficialmente o mesmo para o Pixel 8a, há fortes indícios que apontam nesse sentido como é revelado pelo Android Authority.
Esta convicção baseia-se no facto do Pixel 8a suportar a funcionalidade "Powered-Off Finding" do Android. Esta funcionalidade permite ao sistema enviar previamente sinais "Find My Device" para o chip Bluetooth do dispositivo. O suporte para "Powered-Off Finding" no Pixel 8a não é uma surpresa, uma vez que este dispositivo utiliza o mesmo processador Tensor G3 e o mesmo chip Bluetooth do Pixel 8.
A empresa está a trabalhar com fabricantes de hardware para trazer o suporte para esta funcionalidade a futuros dispositivos Android. Isto significa que, em breve, esta capacidade poderá não ser exclusiva da linha Pixel.