
Vantagens do nitrogénio
Teres um seguro do carro é obrigatório, mas há outros pontos essenciais que tens de ter em conta para uma condução em tudo segura e eficiente. A pressão nos pneus é um dos pontos que pode fazer toda a diferença.
Lembra-te que os pneus são o ponto de contacto entre o carro e a estrada e que são cruciais para a travagem e também o desempenho em curva. Ultimamente, o enchimento de pneus com nitrogénio (ou azoto, como também é conhecido) tem sido bastante recomendado por fornecer algumas vantagens.
Por exemplo, pode prolongar a vida útil dos pneus de até 30%. Tal como o site Turbo explica, as moléculas de azoto são um pouco maiores que as do oxigénio. Por essa razão, não passam facilmente pela estrutura de borracha dos pneus (fissuras microscópicas).
O resultado? A perda de ar que normalmente um pneu enchido com ar atmosférico sofre num mês, leva cerca de seis meses a acontecer num pneu enchido com nitrogénio.
Por outro lado, uma pressão correta nos pneus pode poupar no consumo de combustível. Visto que o enchimento com nitrogénio pode durar de até seis meses, imagina o que a tua carteira pode poupar nesse tempo.
Por último, mas não menos importante. O azoto não é tão sensível à temperatura. Este é um ponto especialmente importante no verão, época de calor, mas também numa viagem mais prolongada que fará os pneus aquecerem mais do que é habitual.
Quanto custa encher os pneus com nitrogénio?
Como não podia deixar de ser, o custo de enchimento com nitrogénio varia consoante o tipo de roda e jante, dimensões e especificações do pneu e, claro, tipo de veículo. Mas fazendo as contas, em média o custo situa-se entre os 5 a 10 € por cada pneu.
Já encher os pneus com ar atmosférico é gratuito em Portugal. Esta é também uma forma muito fácil de encontrar, visto que são vários os postos de abastecimento que até têm uma zona reservada para a pressão de ar para pneus.
Mas ainda que o nitrogénio envolva uma despesa extra, esta pode ser recuperada com o prolongamento da vida útil do pneu. Na hora de verificares a pressão, pensa bem antes de escolheres entre oxigénio e azoto.