Empresa de telemóveis Haipai copia câmara pop-up 'barbatana' da Oppo

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Os telemóveis da família Oppo Reno possuem uma escolha de design diferente, em relação à câmara pop-up. Em vez de deslizar por completo para cima, a câmara desliza apenas do lado esquerdo, relembrando uma barbatana.

Este design parece ter sido completamente copiado pela empresa de telemóveis Haipai. No mês passado, a Haipai submeteu uma patente para um telemóvel bastante semelhante ao Oppo Reno. As seguintes imagens da LetsGo Digital mostram-nos o possível telemóvel da Haipai, baseado na patente.

Como podemos ver pelas imagens, este telemóvel exibe o mesmo tipo de câmara pop-up em 'barbatana'. Contudo, a do Haipai extende-se pela parte superior do telemóvel. A câmara do Oppo Reno mantém-se centrada.

Plágio de design é uma ocorrência comum na China

A Oppo ainda não respondeu a esta situação, para já. Resta saber se este telemóvel da Haipai pode ser considerada uma violação dos direitos de patente. A verdade é que a Oppo registou a patente deste tipo de câmara mas a Haipai 'pode dar a volta' utilizando um sistema parecido.

É importante salientar que na China, este tipo de cópias de telemóveis premium são bastante comuns. Ao darmos uma vista de olhos por alguns sites online, conseguimos ver por vezes telemóveis chineses com designs parecidos com telemóveis de marcas populares como Samsung e Huawei.

Editores 4gnews recomendam:

  • Imagens mostram conceito de smartwatch que se transforma em telemóvel e tablet
  • Steve Jobs criticou Tim Cook em partes não publicadas da sua biografia
  • Huawei Mate 30 Pro: imagem volta a afirmar design traseiro
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.