Uma empresa dos Estados Unidos chamou a atenção nos últimos dias ao anunciar o início das vendas do primeiro cão robô com um lança-chamas. Entre as possíveis aplicações do novo equipamento, a empresa Throwflame cita "controlo e prevenção de incêndios florestais" e "conservação ecológica", mas a sua possível utilização como arma tem preocupado mais.
"O seu companheiro de poder de fogo supremo"
Conforme descrito pela Throwflame, que também partilhou o vídeo acima do seu novo produto, o “Thermonator” trata-se de um robô-cão equipado com um lança-chamas ARC nas costas. O robô é descrito como "O seu companheiro de poder de fogo supremo", tem uma bateria com duração de uma hora e conta com:
- Um sensor LIDAR para mapear o local por onde anda e evitar obstáculos;
- Mira a laser;
- Navegação em visão de primeira pessoa por meio de uma câmara;
- Lança-chamas, alimentado por gasolina, com alcance de quase 10 metros;
- Conectividade Wi-Fi e Bluetooth para controlo remoto.
A estrutura do robô permite ainda que ele se movimente rapidamente, dê saltos e passe os obstáculos em diversos terrenos.
À venda nos Estados Unidos por US$ 9.420 (aproximadamente 8 805€ na conversão direta), o novo robô foi apresentado pela empresa como um possível aliado para atividades como "controlo e prevenção de incêndios florestais", "gestão agrícola", "conservação ecológica", "remoção de neve e gelo" e "entretenimento e efeitos especiais".
Como são as regulamentações para o novo robô
"Preocupantes" seria uma boa palavra para descrever as regulamentações. Em 48 dos 50 estados que compõem os Estados Unidos, não há regulamentação específica para lança-chamas. O equipamento pode estar sujeito às leis gerais de responsabilidade do produto e criminais, mas não é classificado como arma de fogo por agências federais.
Das formas de utilização citadas pela Throwflame, é difícil imaginar como o Thermonator poderia ser utilizado para prevenção de incêndios florestais e conservação ecológica. E a sugestão de utilizá-lo para "entretenimento e efeitos especiais" traz um perigoso carácter de "brinquedo" a um equipamento com diferentes riscos.