Elon Musk é uma figura mediática no mundo da tecnologia. O líder da Tesla é conhecido por não ter papas na língua e objectivos grandiosos.
Musk é também um ávido defensor do meio ambiente. De acordo com o NDTV, o carismático empresário anunciou na passada quinta-feira que libertou todas as patentes da Tesla.
Esta decisão faz parte de uma luta constante para combater o aquecimento global e é uma jogada bastante corajosa, considerando a indústria.
Todas as patentes da Tesla Motors estão disponíveis para quem quiser
Nesse sentido, Elon Musk declarou na mesma conferência que a Tesla não irá processar ninguém. Qualquer pessoa de boa fé, poderá fazer uso das patentes para criar novas tecnologias.
Ironicamente, ainda hoje falámos de como um ex-colaborador Apple foi preso por roubar informações relativas a carros autónomos. Aqui vemos duas realidades de duas empresas diferentes.
Em primeiro lugar Musk afirma que a Tesla Motors foi criada para acelerar o progresso do transporte sustentável. O mesmo também declara que se abrimos um caminho para este tipo de veículos mas colocarmos obstáculos como propriedade intelectual, não vamos a lado nenhum.
Musk é céptico em relação a certas patentes
O dinâmico empresário mostrou-se bastante céptico em relação a este tipo de patentes. Para Musk, são apenas formas de estancar o progresso e ajudar a enriquecer as empresas em vez dos seus inventores.
Contudo, isso acaba por ser um pouco contraditório pois os próprios inventores precisam das patentes para proteger a sua propriedade intelectual de pessoas mal intencionadas.
Em suma, Elon acredita que ao aplicar esta filosofia open source, a Tesla irá crescer ainda mais, juntamente com o potencial para criar carros amigos do ambiente. É claro que pode tudo também ser uma estratégia de relações públicas por isso vamos ver o que o futuro reserva para a Tesla e o seu energético CEO.
Editores 4gnews recomendam: