Elon Musk larga 'bomba': X (Twitter) pode passar a ser pago

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Elon Musk, o homem por detrás da Tesla, SpaceX e agora da X Corp. (anteriormente Twitter), fez uma revelação surpreendente numa conversa em direto com o Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. O executivo afirmou que pretende tornar o X numa plataforma paga para todos os utilizadores.

Combater bots pode levar a que o X seja pago

De acordo com Musk, a única de lidar com "exércitos de bots" na plataforma será por meio de "um pequeno pagamento mensal para utilização do X". A ideia é simples: tornar proibitivo o custo de manutenção de bots. O executivo não revelou ainda quanto poderá custar a mensalidade, mas avançou que cada bot terá de ter um método de pagamento associado. Isto dificultará a criação massiva de contas falsas.

Elon Musk
Elon Musk

O que não ficou claro é quando esta nova estrutura de subscrição entrará em vigor. É sabido que Musk tem o hábito de se antecipar no anúncio de novas funcionalidades. O que é certo é que a X tem, neste momento, cerca de 550 milhões de utilizadores mensais que fazem até 200 milhões de publicações diárias. Estes números poderão cair a pique se e quando o serviço se tornar exclusivamente por subscrição, levando os utilizadores a procurar alternativas.

Como vais ser afetado

Caso sejas utilizador assíduo da X, terás de verificar as tuas opções se a plataforma se tornar paga. Uma plataforma paga poderá afastar não só bots mas também utilizadores reais que não estão dispostos a pagar pela experiência nas redes sociais. E o Mastodon, BlueSky ou Threads poderão ter oportunidade de vingar.

Caso estas declarações se tornem realidade, o mundo das redes sociais poderá estar à beira de uma grande transformação. Resta saber até que ponto os utilizadores estão realmente dispostos a pagar.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.