Elon Musk continua a disparar na direção de Mark Zuckerberg enquanto recupera a forma física para o combate físico entre os dois que vai ocorrer em Itália, ainda numa data a determinar.
Desta vez, o homem da Tesla aproveitou uma investigação da Sky News Austrália para acusar o Facebook de “manipular o público em quase todos os lugares da Terra”.
Sky News Austrália investiga verificação de fatos no Facebook e Elon Musk envolve-se
Elon Musk não se conteve e, como habitualmente, escolheu a sua rede social X, para provocar Mark Zuckerberg, a propósito de uma reportagem da cadeia de informação Sky News Austrália.
Na sua publicação, o proprietário da Tesla acusa o Facebook “de manipular o público em quase todos os lugares da Terra”, acrescentando ainda que esta é a razão pela qual aquela plataforma social “não irá revelar o código do seu algoritmo”.
Na origem da publicação de Musk está uma investigação da Sky News Austrália ao sistema de verificação de fatos da Meta. Jack Houghton, editor digital da cadeia de informação, fez “descobertas perturbadoras” que incluem “pagamentos da Meta a verificadores, na ordem dos 740 mil dólares australianos, anualmente, para moderar debates”.
De acordo com o jornalista da Sky News Austrália “alguns destes verificadores de fatos parecem estar a visar opiniões de algumas pessoas específicas, o que vai contra todas as regras e contra tudo o que nos foi prometido”.
Na sua investigação, Jack Houghton analisou 17 verificações de fatos, efetuadas pelo RMIT Fact Lab entre maio e junho, e todas estas verificações “tinham como alvo pessoas que se opunham à criação de uma Voz Aborígene no parlamento”.
O jornalista esclarece que nesta reportagem conseguiu “deixar claro que havia muitos fatos do lado do Sim que poderiam ter sido verificados”. Houghton afirma ainda, que neste caso específico, as complexidades do sistema político australiano foram ignoradas.
E ainda que a Meta e o próprio Mark Zuckerberg se mantenham em silêncio e não façam comentários sobre esta investigação, Elon Musk comentou, numa provocação óbvia ao seu rival mais direto nas plataformas digitais.
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