Elon Musk anuncia xAI para sábado: 'a melhor que existe atualmente' diz CEO

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

O primeiro modelo de Inteligência Artificial de Elon Musk, a xAI, será lançado para algumas pessoas selecionadas já neste sábado (4). O anúncio foi feito pelo próprio empresário na sua conta na rede social X.

Além de ser uma concorrência direta para chatbots como ChatGPT, Bard e Bing, a xAI também deverá ser utilizada diretamente na Tesla, empresa também comandada por Musk.

Segundo Musk, xAI é " a melhor que existe atualmente"

Tomorrow, @xAI will release its first AI to a select group. In some important respects, it is the best that currently exists.

— Elon Musk (@elonmusk) 3 de novembro de 2023

Em julho deste ano, Elon Musk anunciou a criação da empresa xAI, que se dedicaria ao desenvolvimento de uma tecnologia IA para "compreender a verdadeira natureza do universo".

Musk, que foi cofundador da OpenAI em 2015, reuniu especialistas e cientistas que já fizeram parte de equipas da OpenAI, Google Research, Microsoft Research e DeepMind para liderar o projeto.

Ainda sem fornecer muitas informações sobre o funcionamento do modelo de IA, Musk publicou apenas na sua conta no X a mensagem "Amanhã, a xAI lançará o seu primeiro modelo de IA para um grupo selecionado. Em alguns aspetos importantes, é a melhor que existe atualmente."

Até agora, a única outra informação confirmada sobre a xAI é que a empresa assinou um contrato com a Oracle para treinar o seu modelo na nuvem. A parceria, conforme anunciou a Reuters, foi divulgada pelo cofundador da Oracle, Larry Ellison.

xAI deverá ser utilizada no sistema de condução da Tesla

Por ocasião do anúncio da fundação da empresa xAI, Musk também revelou que um futuro modelo de IA seria aplicado nos carros da Tesla. Segundo o CEO, os softwares de IA devem ser utilizados no sistema de direção da fabricante.

A parceria entre as duas empresas deverá acelerar o progresso da Tesla no desenvolvimento de recursos de direção autónoma, além de, no futuro, proporcionar uma espécie de assistente inteligente diretamente nos veículos.

É importante salientar que Musk revelou, durante uma mesa redonda no Spaces, que a xAI deve usar as publicações públicas feitas no X para treinar os modelos de IA desenvolvidos pela empresa.

Editores 4gnews recomendam:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.