Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Elon Musk afirma que o teu trabalho será um hobby no futuro

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Até onde vai chegar a Inteligência Artificial (IA)? Eis uma questão que muitos se devem colocar, nos últimos tempos. No entender de Elon Musk, é bem possível que ninguém vá precisar de trabalhar no futuro.

As declarações foram feitas numa palestra dada pelo próprio, no VivaTech 2024. Na sua intervenção, este assumiu a possibilidade de não haver emprego, mas sim uma “alta renda universal com abundância de bens e serviços” (via Tom’s Guide).

Para Musk, o grande problema do ser humano vai ser o seu propósito

Elon Musk IA Job

No fundo, este acredita que a IA vai tratar de tudo por nós. Por isso mesmo, ao ser humano apenas restará gerir o tempo que tem em mãos. Em teoria, não parece tão mau assim, mas isso faz surgir uma grande questão.

Afinal de contas, se já há quem faça tudo pelo ser humano, qual é o papel das pessoas na sociedade? É por este dilema que Musk acredita que o grande problema humano poderá ser a sua sensação de propósito.

"Qualquer trabalho que alguém faça será opcional. Se quiseres fazer um trabalho como hobby, então pode fazer um trabalho, caso contrário a IA fornecerá quaisquer bens e serviços que desejemos. Esse é o resultado mais provável" - referiu Elon Musk.

É certo que é apenas uma previsão, mas vindo de alguém que já contribuiu tanto para o panorama global em termos de tecnologia, as declarações podem tomar um peso diferente.

Na perspetiva do CEO da Tesla, seria aconselhável que se parasse por alguns tempos o desenvolvimento de modelos de linguagem grande (LLM). Recorde-se que Musk assinou uma carta a pedir isso mesmo antes do GPT-4o ser lançado.

Também a educação poderá mudar drasticamente, considera Musk

Elon: I would urge parents to limit the amount of social media that children can see because they're being programmed by a dopamine-maximizing AI.Maurice: So, you understand that Elon is ready to sacrifice @X to X AI.@elonmusk shares his advice in the age of AI at #VivaTech pic.twitter.com/X6m71aagBX

— Viva Technology (@VivaTech) 23 de maio de 2024

A visão de Elon Musk contempla áreas que, há uns tempos, eram praticamente imagináveis de serem alteradas. No seu entender, é bem possível que a IA possa reformular por completo a educação.

Na sua ótica, “seria como ter Einstein como professor”. Isto porque, sendo uma IA, a margem de erro seria previsivelmente reduzida. Ainda assim, o que mais preocupa Musk nesta área é o facto das crianças estarem muito expostas a redes sociais.

Este considera que as redes são controladas por uma “IA que maximiza a dopamina”. Não deixam de ser curiosas as declarações de Musk, até porque este é dono do X, antigo Twitter.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.