Eis como poderão funcionar os widgets no iPhone com o iOS 14

Carlos Oliveira
Comentar

Com o lançamento do iOS 14, a Apple poderá finalmente dar a possibilidade aos seus utilizadores de usar widgets. Algo que está presente desde sempre no Android e que os utilizadores iPhone solicitam há muito.

Perante estes rumores. não tardou para que fosse criado um conceito desta novidade. A ideia é de Parker Ortolani, diretor de marketing da Buzzfeed e mostra concretamente como os widgets poderão comportar-se num iPhone.

Check out a demo of how my widget concept works on iPhone… pic.twitter.com/TxNOjhbPTX

— Parker Ortolani (@ParkerOrtolani) 6 de abril de 2020

Para Ortolani, esta adição poderá colocar ao dispor dos utilizadores três diferentes formas de interação. Em todos os casos, teremos opções que nos proporcionarão uma interação mais rápida com as aplicações.

Os widgets, tal como seria de esperar, têm uma aparência e funcionamento muito semelhante ao que já existe quando puxas o home screen todo para a direita. Ou seja, a Apple poderá apenas pegar no conceito já existente e alargá-lo.

Android continua a ser superior neste capítulo

A chegada dos widgets com o iOS 14 ainda não é certa, logo ainda não temos forma de saber como funcionarão ao certo. O conceito aqui apresentado é apenas uma idealização de como tudo poderá ser.

iOS widgets

Em todo o caso, vemos uma possibilidade de personalização ainda aquém do Android. Continuaremos a não poder colocar os ícones e os widgets onde nos apetece, estando limitados à sua tradicional forma de apresentação.

Ademais, a menor dimensão do ecrã de um iPhone limita o número de possibilidades. No caso do iPad, onde temos um ecrã maior, esta funcionalidade poderá revelar-se mais vantajosa.

iOS 14 deverá ser apresentado em junho

É hábito da Apple guardar o anúncio do seu novo software para a WWDC, que costuma decorrer em junho. Este ano, não teremos uma conferência como nos anos anteriores, mas a americana está a estudar forma de o fazer online.

A grande estrela desse evento será o iOS 14. Aí ficaremos a conhecer todas as suas novidades, sendo os widgets a adição mais esperada pelos utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.