A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) divulgou o seu mais recente relatório sobre os preços das telecomunicações em Portugal, e os dados de junho de 2025 trazem uma mistura de boas e más notícias para a tua carteira. A boa notícia é que os preços, no geral, desceram ligeiramente em junho (-0,2%) em relação a maio.
A má notícia? Olhando para o filme completo, continuamos a ser um dos países da União Europeia onde os preços mais subiram no último ano. O relatório da ANACOM volta também a confirmar o "efeito DIGI" no mercado.
DIGI tem os preços mais baixos em 9 de 11 tipos de oferta analisados
Numa análise às mensalidades mínimas disponíveis nos sites das operadoras, a DIGI apresenta o preço mais baixo em 9 de 11 tipos de oferta analisados. Por exemplo, a oferta mais barata de telemóvel (stand alone) é da DIGI (4 euros), assim como a dos pacotes triple play (21 euros) e quadruple play (24 euros).
Nas restantes duas categorias, a Vodafone apresentou a mensalidade mínima mais baixa para os pacotes quintuple play (5P), e a NOS foi a mais barata na oferta de banda larga móvel através de PC, tablet ou pen. No entanto, a DIGI não tem ofertas neste tipo de serviços.
Preços descem, mas continuam a ser dos mais altos na Europa
Quando falamos do alívio, a fatura das telecomunicações deu uma pequena trégua no mês passado. A descida de 0,2% face a maio e de 0,7% face ao mesmo mês do ano passado (junho de 2024) é um sinal positivo. No entanto, o problema está quando olhamos para a média dos últimos doze meses.
A taxa de variação média dos últimos doze meses em Portugal foi de +3,9%. Para que tenhas uma noção do que isto significa, a média da União Europeia foi de -1,4%. Ou seja, enquanto na Europa os preços, em média, desceram, por cá continuaram a subir. Este valor coloca Portugal como o 5.º país da União Europeia com a maior variação de preços.
A razão para este desfasamento, segundo a ANACOM, prende-se com o facto de as nossas operadoras terem aplicado em 2023 e 2024 os aumentos de preços baseados na inflação elevada que se sentiu nos anos anteriores.
Se estiveres satisfeito com a tua operadora, mas estiveres à procura de melhorar a cobertura Wi-Fi, dá uma olhada nos 5 melhores routers Wi-Fi para substituir o da DIGI, MEO, NOS ou Vodafone em 2025.