EA Origin sofre grave falha de segurança

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Foi encontrada uma falha de segurança bastante grave na plataforma de jogos Origin, pertencente à Electronic Arts. Esta falha estava a ser utilizada por hackers para enganar os utilizadores para que instalassem malware em vez de jogos no seu sistema.

O serviço concorrente à Steam e Epic Games é utilizado para instalar os títulos que a empresa publica como Apex Legends e Anthem. Contudo, empresa Underdog Security encontrou a falha que estava presente no Windows 10 de milhões de utilizadores.

O hack consistia em enganar o programa do Origin no Windows 10 para que o mesmo executasse qualquer programa. Isto acontecia após o utilizador clicar num link personalizado.

A instalação de programas maliciosos era então executada através do clique na ligação, enquanto que o utilizador pensava que estava a instalar um jogo, programa ou a aceder uma página pelo Origin.

Utilizadores da plataforma estiveram em risco

Foi também dito que muitas vezes o utilizador nem precisava de clicar na ligação pois um script automatizado pelo hacker permitia a execução automática da ligação e a consequente instalação de programas nocivos.

A Electronic Arts entretanto tomou conhecimento da situação e já lançou um patch para resolver o problema. Este patch tem o objetivo de tornar este hack inútil e garantir a segurança dos utilizadores.

É recomendado que, caso utilizes o Origin, verifiques se já tens a versão mais recente instalada acedendo às definições. Ironicamente, os utilizadores de Mac não foram afetados pois a hack foi desenvolvido para a versão do Windows apenas.

O EA Origin é o programa e plataforma da Electronic Arts onde podes comprar, instalar e correr vários jogos. Tens ainda o Origin Acess onde acedes a uma biblioteca de títulos por um valor mensal.

Editores 4gnews recomendam:

  • Fifa 19 Ultimate Team: Equipa da Semana 31 com representante português
  • AMD terá os processadores da PlayStation 5 prontos em 2020
  • Xbox One S All-Digital já é oficial! Mas será que compensa?

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.