Foi encontrada uma falha de segurança bastante grave na plataforma de jogos Origin, pertencente à Electronic Arts. Esta falha estava a ser utilizada por hackers para enganar os utilizadores para que instalassem malware em vez de jogos no seu sistema.
O serviço concorrente à Steam e Epic Games é utilizado para instalar os títulos que a empresa publica como Apex Legends e Anthem. Contudo, empresa Underdog Security encontrou a falha que estava presente no Windows 10 de milhões de utilizadores.
O hack consistia em enganar o programa do Origin no Windows 10 para que o mesmo executasse qualquer programa. Isto acontecia após o utilizador clicar num link personalizado.
A instalação de programas maliciosos era então executada através do clique na ligação, enquanto que o utilizador pensava que estava a instalar um jogo, programa ou a aceder uma página pelo Origin.
Utilizadores da plataforma estiveram em risco
Foi também dito que muitas vezes o utilizador nem precisava de clicar na ligação pois um script automatizado pelo hacker permitia a execução automática da ligação e a consequente instalação de programas nocivos.
A Electronic Arts entretanto tomou conhecimento da situação e já lançou um patch para resolver o problema. Este patch tem o objetivo de tornar este hack inútil e garantir a segurança dos utilizadores.
É recomendado que, caso utilizes o Origin, verifiques se já tens a versão mais recente instalada acedendo às definições. Ironicamente, os utilizadores de Mac não foram afetados pois a hack foi desenvolvido para a versão do Windows apenas.
O EA Origin é o programa e plataforma da Electronic Arts onde podes comprar, instalar e correr vários jogos. Tens ainda o Origin Acess onde acedes a uma biblioteca de títulos por um valor mensal.
Editores 4gnews recomendam:
- Fifa 19 Ultimate Team: Equipa da Semana 31 com representante português
- AMD terá os processadores da PlayStation 5 prontos em 2020
- Xbox One S All-Digital já é oficial! Mas será que compensa?
Fonte