O setor tecnológico evolui a um ritmo bastante alto, mas a verdade é uma: ainda que as marcas vão aprimorando alguns aspetos importantes, não é assim tão comum vermos conceitos diferenciadores e disruptivos. Ora, é precisamente aí que se poderá destacar o novo telemóvel da Honor: chama-se Honor Robot Phone.
Face àquilo que estamos habituados a ver, as diferenças são óbvias e, para o entender, basta olhar para a imagem do dispositivo. Estas imagens foram capturadas esta semana, durante um evento tecnológico que aconteceu na China.
O que diferencia este telemóvel da Honor?
Aqui, o grande destaque é mesmo o braço robótico, incorporado no dispositivo. Por razões óbvias, ainda não pudemos ter o smartphone na mão. No entanto, os nossos colegas da Gizmochina puderam ver de perto e repararam que, se tocares num botão, todo o módulo de câmara se abre.
Um dos grandes pontos a favor do gimbal (braço robótico) no telemóvel é a estabilidade que oferece a gravar. Permite ainda fazer rastreio de um determinado objeto (ou pessoa) e enquadrar na perfeição, com o apoio da Inteligência Artificial. Podes ainda tirar selfies com a câmara principal, sem que para isso precises de rodar o smartphone, o que não acontece com os telemóveis que vemos hoje no mercado.
Para quem gosta de tirar fotografias bonitas ao céu, também pode impressionar o modo de rastreio de estrelas. O braço ajusta-se lentamente e consegue manter a lente alinhada com o céu noturno. Ainda há muito por confirmar, nomeadamente se será um produto lançado apenas na China ou se poderá chegar ao mercado global.
De uma forma ou de outra, o mais expectável é que vá ter um preço elevado, o que faz todo o sentido, atendendo ao caráter inovador do produto. Pelo menos uma coisa já foi conseguida: despertar curiosidade nos fãs. A Honor lançou há algumas semanas um vídeo sobre o Robot Phone, que dá uma ideia aproximada daquilo que este poderá oferecer, conforme podes ver em baixo.
