E se o lendário Nokia 3310 corresse Android? Vê como poderia ser fantástico! (vídeo)

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Durante muito tempo, circularam vários rumores sobre alegados planos da Google para trazer uma versão do Android para os 'feature phones'. Agora, surgiu o primeiro vídeo que demonstra como é que esta versão do Android para telemóveis sem touchscreen poderá funcionar.

No vídeo podemos ver um telemóvel (aparentemente da Nokia) a correr uma versão especial do Android. Assim, é possível que um dia vejamos os lendários Nokia 3310 também equipados com o popular sistema operativo.

O que poderia oferecer um Nokia 3310 com Android?

Durante o vídeo, podemos confirmar a presença de diversas aplicações e funcionalidades, que iriam certamente tornar estes telemóveis bem mais "inteligentes".

O suporte para a Google Assistant é confirmado através da presença do conhecido ícone do microfone. Quando ativado o botão, vemos automaticamente a popular animação com barras coloridas, de quando a assistente virtual aguarda por comandos de voz. No entanto, não foi possível confirmar se será possível ativar a mesma através do comando "Hey, Google".

Outro dos grandes destaques é a presença do Google Maps, uma das mais desenvolvidas ferramentas de navegação da empresa. Ainda assim, é de esperar que esta seja uma versão extremamente básica da App, oferecendo apenas as mais rudimentares funcionalidades.

Na lista de aplicações revelada pelo vídeo, podemos ver diversas funcionalidades de gestão do telemóvel, como por exemplo gestão de ficheiros, partilha e limpeza.

Não será difícil associar todas estas funcionalidades com a popular "Files by Google", deixando no ar a possibilidade de ser criada uma versão especial para este novo sistema operativo.

Por fim, vemos no final do vídeo o menu das definições, onde é revelado que este telemóvel está a correr o Android Oreo (8.1). Mas o mais interessante é mesmo o nome da build, que é representada como "Iron GAFP". Ainda que não tenha sido confirmado, é possível que estas iniciais representem "Google Android Feature Phone".

Ausência da Google Play Store parece ser extremamente improvável

Durante toda a duração do vídeo, não vemos nenhuma referência à Google Play Store, sugerindo que esta possa não estar presente nesta versão muito limitada do Android. No entanto, isso parece ser um cenário muito improvável. Ao longo do vídeo, vemos em diversas ocasiões zonas do ecrã serem censuradas, não sendo possível afirmar com certeza o que estariam a "esconder".

Ainda assim, faria muito mais sentido criar uma Play Store extremamente limitada, do que não permitir a instalação de aplicações adicionais. Relembro que no caso do KaiOS, já é possível instalar o WhatsApp e outras aplicações. Por isso, no caso da Google lançar uma versão do Android para feature phones, não faria sentido ser mais limitado que o atual KaiOS.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei diz-se capaz de adicionar serviços Google ao Mate 30 de um dia para o outro
  • Google Pixel 4: fica a conhecer quais as cores dos novos smartphones
  • Google Maps e Waze ganham integração com a Siri no iOS 13
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.